quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Zoologia- Celenterados ou Cnidários

A Filo dos Cnidários compreende formas de vida pluricelulares, como as hidras, medusas ou água-vivas, anêmonas ou actínias, corais etc. Algumas vivem,
isoladas, outras são colonias.
O hábitat é exclusivamente aquático. Sua organização funcional não permite que existam como animais terrestres.
Na escala zoológica, os celenterados são os primeiros animais a apresentar boca e cavidade digestiva e, portanto, os primeiros metazoários organizados em nível de sistema. A presença de tubo digestivo. O terno cnidários, pelo qual também são conhecidos, refere-se cnidoblastos ou cnidócito, denominação de um tipo especial de célula exclusivo desse grupo. Geralmente localizados nos tentáculos que rodeiam a boca, os cnidócitos contêm uma cápsula urtigante, o nematocisto, utilizada para a defesa e captura de presas. Quando estimulado, respondem através da liberação  de uma toxina paralisante, que é injetada nas presas. Os cnidários, são, portanto, carnívoros predadores.
O corpo dos cnidários é formado apenas por duas camadas de células: a epiderme externamente e a gastroderme, que forra a cavidade digestiva.
A cavidade digestiva, única em seu corpo, é responsável tanto pela digestão extracelular  quanto pela distribuição de alimentos, compensando a ausência de sistema circulatório. Não existe ânus e os resíduos alimentares são eliminados pela própria boca. Não há sistemas, além do digestivo.
As células nervosas estão situadas na camada gelatinosa média e organizam-se numa espécie de malha ou rede difusa, constituindo, quando muito, um tecido nervso.






Fonte: Anglo Vestibulares. Biologia 5
Aluna: Netling  3ºB

 

Um comentário: