terça-feira, 11 de agosto de 2015

Guerra do Paraguai: Um erro que custou muito. Parte 3.

Quarta Fase: A Retomada dos Aliados

Bartolomeu Mitre, em 1 de Agosto de 1867, que havia voltado ao comando das tropas Aliadas, ordenou que duas divisões de 5 encouraçados cruzassem as fortalezas de Curupaiti e Humaitá. Conseguiram passar por Curupaiti sem problemas, porém em Humaitá tiveram que conter-se devido a dura resistência. comandantes brasileiros acharam prudente não continuar avançando, já que seria arriscado.
Rumaram ao norte e e conquistaram mais cidades, porem na batalha de Tuiuti encontraram resistência e mesmo ganhando sofreram muitas baixas de soldados.



Tempos depois, Mitre afastou-se fazendo com que o Duque de Caxias retornasse ao comando Aliado. Mesmo forçando a barragem de Humaitá e conseguindo passar passar para bombardear Assunção, Humaitá só foi cercada e derrotada muito tempo depois.
Nessa épocas, houve o período da guerra chamada de ''Dezembrada'', período o qual ficou conhecido pela série de vitórias e conquistas que Duque de Caxias levou os Aliados a vencerem. Com a Dezembrada, López recuou para as cordilheiras ao norte com alguns companheiros.
Após a dezembrada, Caxias voltou ao Brasil por motivos de saúde, o que levou boa parte dos soldados brasileiros a desanimarem e pedir dispensa do combate.



Quinta Fase: Caça a Solano López e fim da Guerra.

Para essa nova fase, foi nomeado um novo comandante. Conde d'Eu era genro de Dom Pedro II, e foi nomeado por ter um breve histórico militar na Europa. A Tríplice Aliança reuniu-se em Assunção e criou um governo provisório com aliados que eram contrários a Solano López, acelerando o processo de formação de um governo democrático e uma assembleia constituinte.




López, porém, continuou sua resistência nas cordilheiras com um pequeno exército de crianças, velhos e inválidos com pouco material bélico. Após vencer várias batalhas pequenas, a Guerra do Paraguai passou a ser uma mera caçada a Solano López que havia se refugiado nas matas, sempre indo ao norte, até que foi ferido em um acampamento paraguaio, e depois, morto. Em 20 de junho de 1870, Brasil e Paraguai assinaram um acordo preliminar de paz.


Rudi Henrrique 2º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário