quinta-feira, 27 de agosto de 2015

TIO SAM

Considerado um dos símbolos mais famosos do mundo, o Tio Sam é a personificação do país mais poderoso do planeta, os Estados Unidos da América (EUA). Provavelmente você já ouviu esse nome como uma referência aos EUA. Porém, você sabe como surgiu o Tio Sam?

O folclore diz que o Tio Sam foi criado por soldados americanos no norte de Nova Iorque, que recebiam barris de carne com as iniciais U.S. (de United States, que significa "Estados Unidos") estampadas. Os soldados teriam "brincado", dizendo que as iniciais significariam Uncle Sam ("Tio Sam"), uma referência ao dono da companhia fornecedora da carne para o exercito americano, Samuel Wilson. O Congresso dos Estados Unidos reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam em 1961.
O Tio Sam é mencionado na literatura pela primeira vez em 1816, no livro alegórico The Adventures of Uncle Sam in Search After His Lost Honor, de autoria de Frederick Augustus Fidfaddy, e também faz referência a Samuel Wilson.
 Em 1870, o cartunista Tomas Nast realizou o desenho do Tio Sam como uma homenagem a Abraham Lincoln (ex-presidente dos Estados Unidos e considerado um herói nacional), que teve os traços de seu rosto como inspiração para o trabalho. Sendo assim, o Tio Sam foi retratado como um senhor de cabelos brancos e barbicha, usando roupas das cores da bandeira dos EUA (azul, vermelho e branco), além da cartola com uma estrela branca.
No entanto, em 1917, James Flagg, a pedido das Forças Armadas dos EUA, alterou o desenho original. O Tio Sam passou a ter o dedo a pontado para frente, como se referisse a pessoa que passava pela imagens ou que estava observando-a e foi acrescentada a seguinte frase: “I Want You”, em português, “Eu quero você”. Essa modificação foi uma jogada de marketing para o recrutamento de soldados para a Primeira Guerra Mundial.



Aluno:Thiago Trombini

Nenhum comentário:

Postar um comentário