terça-feira, 4 de agosto de 2015

Música associada à saúde: Musicoterapia

“A música une as pessoas. É o mais profundo medicamento não químico.” A afirmação é do neurologista inglês Oliver Sacks, e segundo ele, o poder da música para integrar e curar é fundamental, como por exemplo, pessoas com Alzheimer ou que sofreram derrame respondem a estímulos da música, e com gestantes, que é capaz de acalmar os recém-nascidos. Sons mais graves e lentos ajudam a pessoa a se desligar das preocupações e, comprovadamente, facilitam o sono e combatem a insônia. Por outro lado, sons animados, energéticos e acelerados são bons durante a manhã para despertar e ajudar a acordar.
   O Musicoterapeuta, usa a música e seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. Emprega instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar pessoas com distúrbios da fala e da audição ou deficiência mental. Atua, também, na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou de convalescentes de acidentes vasculares cerebrais. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de vida de idosos e pacientes de doenças crônicas. Também promove a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração de menores infratores.
   A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento.
         

Fonte: http://www.suacorrida.com.br/relax/a-musica-salva/
            
                      http://www.musicoterapia.mus.br/quemsomos.php
                                                                                Aluna: Milena da Silva.   3°B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário