quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Guerra do Paraguai: Um erro que custou muito. Parte Final.

As consequências para o Paraguai

O Pós-guerra foi extremamente desastroso e doloroso para o Paraguai, já que mais de 75% de sua população pereceu, toda a infraestrutura que o país possuía fora destruída, seu poder bélico praticamente se extinguiu e a miséria tomou conta da população remanescente. As mortes ocorridas não vieram somente dos combates e de armas. A fome, a miséria e doenças vitimaram muitos civis e soldados.
A Guerra foi um golpe muito grande para esse país, que sofre para se reerguer até hoje. A economia foi praticamente destruída, tendo que esvaziar seus bancos para se recuperar. As indústrias do país foram extintas, o desemprego tomava conta de todos, o que afetou a economia mais ainda. A falta de saída para o mar acentuou ainda mais a falta de comunicação com o exterior, o que intensificou a crise do país.


As Consequências para os Aliados:

Dos cerca de 160 mil brasileiros que combateram na Guerra do Paraguai as melhores estimativas apontam cerca de 50 mil óbitos e outros mil inválidos. As forças uruguaias contaram com quase 5.600 homens, dos quais pouco mais de 3.100 morreram durante a guerra devido às batalhas ou por doenças. Já a Argentina perdeu cerca de 18 mil combatentes dentre os quase 30 mil envolvidos. Outros 12 mil civis morreram devido principalmente a doenças.



Conclusões:

Não houve paz definida, embora a guerra tenha terminado em março de 1870. Os tratados não foram assinados devido a recusa Argentina de reconhecer a independência paraguaia. Devido aos acordos de paz, o Paraguai perdeu muitos quilometros territoriais, sendo 90 mil quilometros só para o Brasil. Essa Guerra, a primeira sul-americana, teve grandes proporções, chamando a atenção de vários países do mundo. O número de mortos foi assustador, as dívidas dos países envolvidos foram devastadoras e até hoje refletem em nossa economia. Todo o conflito poderia ter sido resolvido apenas com diplomacia e diálogos, porém a ambição falou mais alto. Talvez, esses países sul-americanos, mesmo sendo grandes, sao pequenos no panorama mundial e poderiam ter sido facilmente manipulados por outros países mais poderosos para resolver conflitos e interesses.



Rudi Henrrique 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário