terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cenários Jovens: Indie - Legal é ser diferente

Tive aulas de sociologia falando sobre Cultura ultimamente, o que me lembrou desse outro projeto que já estava em minha mente faz um tempo. Começarei a falar um pouco sobre cultura no Brasil e no mundo, focando-me no cerne jovem, adolescente.

A necessidade que nossos jovens possuem de "encaixar-se" faz com que os mesmos se separem em tribos, cada qual com sua própria música, suas próprias roupas, seus próprios mundos. Pretendo falar um pouco melhor sobre cada contexto em que essas pessoas vivem.

Hoje, falarei sobre esse grupo que repudia tudo que é pop. Os Indies. A cultura indie surgiu nos anos 80, quando um grupo de bandas de rock inglesas decidiu que não iria aceitar as regras impostas pelas grandes gravadoras. Esses revoltados rockeiros começaram então a produzir sua própria música, criando suas próprias gravadoras, onde teriam total liberdade e iriam contra a corrente midiática. Na década de 80, o movimento foi liderado por bandas como The Smiths, New Order, The Stone Roses e The Jesus and Mary Chain.

Os anos foram passando, e o movimento indie passou da música para o estilo de vida das pessoas, que querem ir contra o fluxo, contra a moda.
Os membros do movimento indie passam por um grande problema na atualidade. A ânsia por ser diferente deixou-os populares em um mundo onde ninguém quer ser igual a ninguém, e o Indie acabou virando moda. Mas como fazer parte de um movimento que vai contra a moda, sendo que esse mesmo movimento está na moda?

Igor de Lucca e Milena Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário