terça-feira, 4 de agosto de 2015

Independência do Brasil


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.


CRISE COLONIAL
A partir da metade do século XVIII, sistema colonial implementado por espanhóis e portugueses na América começou a ser afetado por uma série de transformações.
  • A expansão do capitalismo industrial – cujos pressupostos e necessidades (como o livre mercado e o aumento do mercado consumidor, com a transformação do trabalho escravo em trabalho assalariado) entravam em conflito com o sistema colonial;
  • o desenvolvimento das colônias – que gerava conflitos de interesses entre as elites coloniais e a metrópole, devido a uma contradição interna do sistema colonial: desenvolver a colônia versus explorar a colônia.


SOCIEDADE COLONIAL


No final do século XVIII, a população do Brasil colonial era de aproximadamente 3,25 milhões de pessoas. A maior parte concentrava-se na faixa litorânea, apesar da formação de núcleos urbanos no interior, decorrentes, por exemplo, da exploração de ouro e diamantes em Minas Gerais.

 João Piraccini  3º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário