terça-feira, 17 de maio de 2016

Portal da Transparência

Na aula de hoje, vimos um tutorial onde conhecemos e aprendemos como mexer no Portal da Transparência, um site onde podemos fazer pesquisas de todo dinheiro gasto em todos os estados e municípios do Brasil, todas as despesas, receitas, convênios, empresas sancionadas e punidas, entidades impedidas, servidores, imóveis funcionais e os beneficiados. Podemos acompanhar os recursos públicos transferidos, podemos também conferir os gastos diretos do Poder Executivo Federal. Sendo uma iniciativa Controladora-Geral da União, foi criada em 2004, para que seja assegurada a boa e correta aplicação dos recursos públicos, com o objetivo de aumentar a gestão pública, para que o cidadão acompanhe como o dinheiro público esta sendo gasto e ajude a ser fiscalizado. Um site muito interessante, pois a qualquer momento que precisarmos podemos acessar para ficarmos ligados sobre o que está acontecendo. Para saber mais acesse http://transparencia.gov.br/.

No dia de hoje, também pesquisamos sobre os programas de governo relacionados a área educacional, onde também podemos achar no site do Portal da Transparência, iremos ver programas mais relacionados a faixa etária, sendo o ProUni, Fies, Enem e o Sisu, sendo todos programas do Ministério da Educação.
O ProUni (Programa Universidade para Todos), é oferecido 50% das bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior em cursos de graduação e sequências de formação específica para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), é destinado a financiar prioritariamente estudantes de curso de graduação, o aluno pagará sua faculdade após 18 meses (um ano e meio) de formado.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é uma prova elaborada para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um programa onde oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer vestibular, usando a sua nota do Enem. Sendo uma participação gratuita, acontecendo somente duas vezes por ano.
Cotas em Universidades Públicas.

Maria Isabela M. 2°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário