quinta-feira, 19 de maio de 2016

Doenças Comuns do Inverno

Hoje veremos as doenças mais comuns no inverno. Com o tempo mais úmido, dias frios e mudanças de temperatura, se torna muito mas fácil pegar doenças mais relacionadas ao nariz, garganta, ouvidos e pulmões, que se não forem cuidadas, pode causar a morte. Algumas das doenças mais vistas são a gripe, asma, rinite alérgica, bronquite, sinusite e pneunomia.
A Gripe é uma infecção respiratória contagiosa, causada pelos vírus influenza A e B. Normalmente seus sintomas são febre de dois ou três dias, cansaço extremo, dores no corpo, coriza, e dores na garganta e de cabeça, o tratamento mais rápido são medicamentos que aliviam o síntomas da doença.
A Asma é uma inflamação, inchaço e estreitamento dos brônquios, que acabam dificultando a passagem de ar, uma doença inflamatória com vários fatores desencadeantes que podem irritar a as vias aéreas (pó, produtos de limpeza, perfumes e outras substâncias), podem ser causada por fatores virais, atividade física e intensa e até mesmo fatores emocionais. Durante o acesso de asma, os síntomas mais frequentes são, tosse, chiado na expiração, falta de ar e aperto no peito, variando em cada situação. Os tratamentos são medicamentos contínuos e broncodilatadores.
A Rinite Alérgica é mais causada depois do contato com a poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarros, mudanças de temperatura e umidade. A rinite tem evolução cronica variando de melhoras e pioras. Tendo os sintomas desde de coriza, espirros, coceira no nariz até obstrução nasal. O tratamento é composto por três pilares, sendo, higiene ambiental, medicamentos e imunoterapia.
A Bronquite pode ser aguda ou crônica, normalmente confundida com asma, é conhecida com inflamações nos brônquios e bronquíolos, provocando inchaço na mucosa e dificultando a passagem de ar, com isso produz chiado à inspiração e expiração, que são características da doença. Na bronquite aguda, é mais relacionada a quadros infecciosos como a gripe e é autolimitada, enquanto na crônica a principal causa é o tabagismo. Tosse e secreção são marcantes. O tratamento normalmente são antibióticos, xarope e antialérgicos, porém alguns casos se resolvem sozinhos.
A Sinusite é a inflamação de vias respiratórias superiores (seios paranasais), geralmente associada por infecção de vírus, bactérias ou fungos. Também pode ser associada a alergia ou inalação de poluentes. Muito ligada a outras infecções das vias superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringe. Os tratamentos recomendados para ajudar a alivar os síntomas são: a solução salina, corticoides nasais, corticosteroides orais ou injetáveis, descongestionantes, antibióticos e a cirurgia.
A Pneumonia, quase metade dos casos é causado por bactérias, mas também pode ser causada por vírus e outros agentes. Os pulmões acabam sofrendo processo inflamatório e o espaço é ocupado pelo ar e preenchido por líquido e pus. Com isso o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e dependendo da gravidade pode ocasionar falta de ar. Os síntomas são febre alta, tosse com fortes dores no peito, catarro e dificuldades para respirar. O tratamento requer usos de antibióticos, a melhora ocorre de três a quatro dias.
Mais informações acesse https://www.youtube.com/watch?v=kJq_60fcvMk&spfreload=5
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/07/entenda-as-doencas-mais-comuns-no-inverno-4184486.html#
 

Maria Isabela M. 2°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário