terça-feira, 24 de maio de 2016

Os 4 períodos históricos da Grécia

A história da Grécia, por ser muito vasta, está dividida em 4 períodos, sendo eles:

1- Homérico: É o período que se remete aos poemas de Homero.

A Iliada: É um poema onde é narrada a guerra que aconteceu entre a Grécia e Tróia

A Odisséia: São os poemas que narram as aventuras do héroi de Iliada, Ulisses.

Nesse período caracteriza-se a mitologia grega, que eram relatos fantásticos envolvendo deuses, heróis e mortais.
A forma de organização política era por clãs, chamados genos. Eram basicamente famílias que dividiam os ganhos de forma igual para cada integrante da genos.

2- Arcaico: É o período em que surgem as polis. Eram cidades-estados, que apesar de serem do mesmo povo, se dividiam politicamente, economicamente, porém não culturalmente, tinha as mesmas crenças, e etc.

Cidades mais importantes:

Atenas: A primeira cidade democrática. Lá foi onde surgiu o conceito de democracia, pois eram um povo mais culto, prezavam mais a inteligência e a sabedoria, e ainda foi onde surgiu a filosofia.
 
Esparta: Cidade militarista. Prezavam e cultuavam a arte da guerra, pois para eles que eram minoria, estarem despreparados para a guerra era um risco, pois seriam fáceis de serem dominados por outros povos.

3- Clássico: Período em que a civilização grega atingiu seu auge, seu maior desenvolvimento economico e politico, graças ao estadista Péricles, que aperfeiçoou a democracia politica em Atenas, que embora fosse uma democracia direta, não era extensiva à toda população, pois somente os cidadãos dela participavam. Quem era cidadão em Atenas? Homens livres, proprietários de terra, filhos de pais e mães atenienses. Estrangeiros, mulheres, e escravos estavam excluídos de qualquer participação politica. 
Comparando aos dias de hoje a nossa democracia é representativa, ou seja, elegemos por meio do voto os representantes políticos.

4- Helenístico: Conhecido como o período em que a Grécia decaiu, por conta das guerras internas e externas. Os gregos nesse período se envolveu em inúmeros conflitos e guerras com outros povos, tanto quanto entre as cidades-estados, o que fragilizou a sociedade, permitindo que os macedônios sem muito esforço dominassem os gregos, daí então se origina o império de Alexandre o Grange, o imperador macedonico que conquistou toda aquela região, até o Oriente Médio.


Frederico Toaliari Ponci Pereira - 2° A
"Colégio Estadual Emílio de Menezes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário