quinta-feira, 5 de maio de 2016

História das Olimpíadas

As olimpíadas surgiram na Grécia. O evento na Grécia Antiga era tão importante que interrompia até as guerras.
Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro.
A versão moderna dos festivais esportivos gregos é realizada, pela primeira vez, em 1896, em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Nas Olimpíadas seguintes, realizadas em Paris, em 1900, a falta de infra-estrutura e de divulgação tornam os Jogos um fracasso.
Na Era Moderna, as Olimpíadas servem de palco para manifestações políticas, apesar de seu objetivo de promover a amizade entre os povos. Até o fim da Guerra Fria ocorrem vários boicotes às Olimpíadas por motivos políticos. Os EUA, por exemplo, não participam dos Jogos de Moscou, em 1980, em protesto contra a invasão do Afeganistão.
Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas histórias foram criadas para explicar como surgiu um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. Uma delas diz que Hércules, filho de Zeus, o deus supremo, matou um homem em um dia difícil, por um motivo bobo. Arrependido ele criou as Olimpíadas para pedir desculpas ao pai e aos outros deuses. As olimpíadas foram criadas para os gregos mostrarem suas habilidades e agradar os deuses. Os gregos foram impedidos de continuar a festa quando os romanos dominaram a Europa, por volta do século II antes de Cristo.

A origem dos Jogos e espetáculos atléticos remontam ao terceiro milênio a.C. No Egito a atividade desportiva era praticada por todas as classes sociais, tendo o atletismo o objetivo de espetáculo popular, que se aproximava um pouco do do circo moderno, e os exercícios atléticos estavam ligados a um conjunto de práticas sócio-religiosas. Nas Ilhas do Mar Egeu e Creta o espírito atlético surge por volta dos anos 1500 a.C. De entre os Jogos mais praticados salientam-se a acrobacia, o boxe, a luta, o volteio na corda bamba acima de um touro.
A prática desportiva tornou-se parte integrante na educação grega em que o ideal a alcançar era o homem belo e nobre, o homem consumado ou perfeito referenciado por Sófocles, Platão e Xenofonte.

As festas desportivas abertas a todos os povos gregos foram chamadas de manifestações pan-helênicas. Os Jogos foram instituídos, alguns mensalmente outros anualmente e outros de 4 em 4 anos. Fora de Olímpia, os centros atléticos mais célebres foram Delfos, Corinto e Neméia.

Nas últimas 3 décadas do século XIX, começam a surgir movimentações desportivas, nomeadamente o atletismo. Competições locais e campeonatos organizam-se por todo o lado. Esta moda de costumes é aproveitada por Pierre de Coubertin.
Símbolo dos Jogos Olímpicos
Em 1886 o barão Pierre de Coubertin escreve os primeiros artigos sobre a educação desportiva, com o desejo de desenvolvimento do movimento desportivo nos liceus e colégios de França.
Em 1889 sonha com o restabelecimento dos Jogos.
Em 1894 convoca um congresso em Paris, do qual resultou a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), e a revitalização dos Jogos Olímpicos “adaptados à Era Moderna, ajustando-se à antiguidade clássica e com base internacional”.

Curiosidades:
.Os jogos ocorriam em Olímpia, a principal cidade de Elida, na península do Peloponeso. Nos primeiros jogos olímpicos, era disputada uma única prova: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os gregos foram incluindo outras modalidades.

.Em 1896, em Atenas, na Grécia, foram realizados os primeiros jogos olímpicos modernos. Naquele ano, o príncipe grego Constantino invadiu a pista de corrida e percorreu os metros finais da maratona ao lado do corredor Spyridon Louis, seu compatriota e vencedor da prova.

.A bandeira olímpica simboliza a paz mundial. Seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes. Com as cinco cores é possível compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul=Europa, amarela=Ásia, preta=África, verde=Oceania, e vermelha=América).

.A primeira visita da tocha olímpica ao Brasil ocorreu em 13 de Junho de 2004. Ela desembarcou no Rio de Janeiro às 6h 42min, vinda da Cidade do Cabo. Essa foi também a primeira vez em que a chama passou pela América Latina. O avião que trouxe a tocha ao país se chamava Zeus.

.A primeira mulher brasileira que participou de uma edição das Olimpíadas foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles, 1932. Com 17 anos, ela era a única mulher na delegação, que contava com 66 homens. Mais que a primeira brasileira, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar dos jogos.

Jogos Olímpicas de 2016, no Brasil.

As olimpiadas de 2016 vai acontecer no Brasil, e começa na sexta-feira , 5 de agosto. A tocha olimpica ira passar pelo Brasil inteiro, inclusive na nossa cidade de Arapongas.




http://www.apo.gov.br/index.php/percurso-da-tocha-ja-tem-83-cidades-confirmadas/

Frederico Toaliari Ponci Pereira - 2° ano A.
05/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário