sexta-feira, 20 de maio de 2016

Corpus Christi

Do latim O Corpo de Cristo, se celebra o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. Sendo um dos dez feriados brasileiros, é uma da data que sempre acontece depois da Festa da Santíssima Trindade, ocorre sempre em uma quinta-feira 60 dias depois da páscoa, caindo sempre entre 21 de maio e 24 de junho, com tradição de ser enfeitadas as ruas com tapetes coloridos que formam a alusão de Cristo com o pão e o cálice.A tradição de ser enfeitadas as ruas começou em Portugal e foi continuada a tradição no Brasil pelos seus colonizadores.
Para ser confeccionados, os tapetes são feitos de pó de serra, serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Teve inicio no século XIII, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, teria tido visões de Cristo querendo a comemoração da Eucaristia em destaque. Como dito na Bíblia, Jesus queria que celebrassem sua lembrança com pão e vinho, que seria transformado em seu corpo e sangue.
A partir de sua visão e da cobrança de Jesus, que a freira lutou para com que a comemoração acontecesse, mais tarde ficou conhecida com Corpus Christi, quando o Papa Urbano 4º consagrou em 1264 a festa para toda a Igreja.
A celebração do dia, consta em missa, adoração e consagração do Santíssimo Sacramento, tendo a caminhada que lembra o povo de Deus (peregrinos), em busca a Terra Prometida.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-06-04/voce-sabe-o-significado-de-corpus-christi.html

Maria Isabela M. 2ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário