quinta-feira, 12 de maio de 2016

A Grécia Antiga

A civilização grega surgiu entre o mar Egeu, Jônico e Mediterrâneo. Foi formada após a migração dos povos nômades de origem indo-europeia.
 Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência  do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura.

Economia da Grécia Antiga

A base da economia grega era o cultivo das oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península.  Escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia.

Cultura e religião 

Os gregos desenvolveram uma mitologia muito rica. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V.
A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras.
A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.
Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/grecia

Frederico Toaliari Ponci Pereira - 2° A
Bruna Ferreira - 1° F.D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário