terça-feira, 24 de maio de 2016

Grecia classica

Hoje no contraturno vimos um pouco sobre a grecia classica

A grecia classica refere-se a um longo periodo da historia da europa que se estendo do seculo VII a.C com a poesia grega de Homero,tambem considerado um periodo de muitas guerras 
Logo no inicio houve um enfrentamento entre os gregos e os persas.Em 490 a.C. o rei persa, Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia.Os gregos conseguiram abater o inimigo por meio de várias táticas de guerra em que utilizavam o conhecimento sobre o acidentado território balcânico ao seu favor.
Nessa época o que se destaca era governo de Péricles, responsável pelo aprimoramento da democracia ateniense e a execução de várias obras públicas que embelezaram Atenas como um todo

Periodo Homerico
O nome da-se ao fim da civilizaçao Micenica.Durante esse periodo perdeu-se o conhecimento da escrita.Outro dos fenómeno que se verificou durante este período foi o da diminuição populacional, não sendo conhecidas as razões exactas que o possam explicar,alem disso populaçoes tambem se movimentaram abandonando antigos povoados para melhores condiçoes de segurança.

Periodo Arcaico
Ano da realizaçao dos jogos olimpicos.A grecia ainda era dividida em pequenas provincias em condiçoes das reaçoes geograficas da regiao.Cada planicie,vale ou ilha era divida por montanhas.
Para exempleficar esse tipo de situaçao as cidades de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, político e econômico do mundo grego.
Sob o ponto de vista econômico, os atenienses aproveitaram de sua posição geográfica para desenvolver um intenso comércio marítimo com as colônias estabelecidas no Mediterrâneo e na Ásia Menor.
Já em Esparta, a grande disponibilidade de terras e a aversão aos estrangeiros propiciaram uma atividade agrícola autossuficiente e um comércio bastante restrito.
A educação dos gregos e espartanos era bastante diferenciada com relação aos  que cada uma delas tomava. Os espartanos viam na educação uma importante etapa para que o cidadão visse os valores militaristas e o rigoroso treinamento físico dos jovens. 

Periodo classico
Este periodo foi marcado por muitas guerras travados com inimigos externos e entres os proprios gregos, Mas foi também neste período histórico que a civilização grega conseguiu alcançar o ponto mais alto de seu desenvolvimento econômico e também cultural, tendo como principal cidade-Estado Atenas
Os principais inimigos dos gregos foram os persas,os conflitos entre os persas e os gregos ficaram conhecidas como Guerras Medicas.
O líder político ateniense Péricles, que governou a pólis por 30 anos , fortaleceu o regime democrático, com a participação nas decisões políticas de todos os cidadãos. 

Periodo helenistico
Helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana.  
Nessa epoca Alexandre Magno  era rei da macedonia.
Esse periodo é caracterizado por uma ascensão da ciência e do conhecimento.

http://www.infoescola.com/historia/helenismo/


Ana Luisa Rosa 2 º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário