terça-feira, 24 de maio de 2016

A Grécia Clássica

A civilização surgiu entre os mares Egeu, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de indo-europeia. As pólis (cidades-estados) forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As pólis mais importantes foram Esparta e Atenas.
Nos séculos IV e V a.C. acontecem migrações entre os povos gregos em vários pontos do Mar Mediterrâneo, pela consequência do crescimento populacional, conflitos internos e necessidade de novos territórios para ser praticada a agricultura. Com os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa, acontecem as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas se envolveram na Guerra de Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.) onde Esparta vence. Em 359 a.C. as pólis são dominadas e controladas por Macedônios.
Os Macêdonios viviam ao Norte da Grécia, eram isolados geograficamente e sem acesso para o mar. Depois de conquistarem a Grécia com a ascensão de Felipe II ao poder. Com Alexandre o Grande no poder, os Macedônios se expandiram ainda mais, derrotou os persas e fenícios, chegou a invadir Mesopotâmia e dominou o extenso território que ia do mar Mediterrâneo até o rio Indo.
O Império macedônico era conhecido por ter traços ocidentais e orientais e era marcado pela variedade cultural. Os hábitos, ideias e religiões dos povos que lá viviam, ficou conhecido como cultura helenística.
A Grécia fez importantes contribuições na parte artística, na literatura e na filosofia. Seus escultures e arquitetos, poetas e dramaturgos, filósofos e dramaturgos lançaram bases longínquas de toda cultura ocidental.
Mais informações: http://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/


Aluna: Maria Isabela M. 2°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário