sexta-feira, 2 de maio de 2014

Como surgiu o Dia do Trabalho?


Como sabemos o dia Primeiro de Maio é comemorado o 
dia do Trabalho
 O dia 1º de maio sempre foi marcado por festas, passeatas e reivindicações de trabalhadores, além de ser feriado não só no Brasil como em diversos países. Mas você sabe como surgiu essa data? 
 No dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho. Entre as reivindicações estavam à redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas, aumento de salário, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Além dos protestos, houve uma greve geral de trabalhadores e os manifestantes entraram em conflito com a polícia. Nesse embate, oito operários morreram e diversos trabalhadores foram presos. Outros participantes foram acusados de liderar os protestos e morreram enforcados. Três dias depois, ocorreram novas manifestações nas ruas de Chicago e em confronto com a policia 12 trabalhadores morreram e outras dezenas ficaram feridos. Em 1889, ocorreu em Paris, na França o Congresso Internacional Socialista e uma homenagem a todos os trabalhadores mortos nos confrontos de 1º de maio foi feita. Assim o Dia do Trabalho foi criado.
No Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925, por decreto sancionado pelo presidente da república Artur Bernardes. De lá para cá, a data foi comemorada de diversas formas. 
Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou a criação do novo salário mínimo. A idéia era dar subsídios para que o trabalhador brasileiro pudesse suprir as necessidades básicas de sua família (moradia, alimentação, vestuário). Em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões.
Hoje, a data perdeu um pouco do caráter reivindicativo, mas no dia ocorre diversas festas organizadas pelas principais centrais sindicais do país.

http://www.cury.net/blog/index.php/2012/04/27/como-surgiu-o-dia-do-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário