quinta-feira, 29 de maio de 2014


Filme: O auto da Compadecida

                                                   
Os alunos do contra turno tiveram uma atividade diferente, assistiram o filme “ O Auto da Compadecida”. Uma obra de Ariano Suassuna que foi adaptada para o cinema como um filme de comédia nacional, com a direção de Guel Arraes. O Auto da Compadecida é uma obra tipica da realidade brasileira, mostrando as características e comportamentos de um povo nordestino, e as condições em que o ambiente se encontrava. Os atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello, deram vida à João Grilo e Chicó os principais protagonistas. No filme João Grilo e Chicó conseguiram driblar as agruras da pobreza e da fome, tornando essas dificuldades da vida mais engraçadas, um meio de enfrentar os obstáculos que surgem em seus caminhos.

No filme, o povo nordestino representados, como pessoas bem simples, humildes,vivem em dificuldades a todo momento, o vocabulário bem típico da região e do contexto social em que eles vivem.
Uma das críticas feitas no filme, seria o abuso do poder das pessoas do clero, o recebimento de dinheiro por feitos como: Abençoar pessoas, rezar por elas etc. A ganância por parte das pessoas a todo momento, sempre visando o lucro independente se isso afetaria o próximo, a injustiça para com os menos desfavorecidos.
No filme ocorre um julgamento após a morte dos principais personagens a sangue frio feita pelos cangaceiros que invadiram a cidade, esse julgamento é feito pelo próprio Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida e o diabo, onde decidiriam para onde as pessoas iriam (céu ou inferno). Em minha opinião o julgamento foi justo pois, nem sempre a pessoa é totalmente culpada por seus atos, as dificuldades que muitas as vezes nos é imposta no decorrer da vida, influenciam em nossos atos, talvez por uma necessidade de sobrevivência como é mostrado explicitamente no filme. 
  
Texto escrito por: João Piraccini e Patrick Rogel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário