quinta-feira, 8 de maio de 2014

A Monarquia Inglesa


A Monarquia Inglesa

 


    Como podemos ver, na Inglaterra o rei teve seu poder restringido pela Carta Magna e pelo Parlamento. Mas isso não significou ameaça à unidade territorial ou um poder central enfraquecido , muito pelo contrário. Comandada pelo rei, conforme os limites impostos pelo Parlamento, a Inglaterra tornar-se-ia um dos países mais poderosos da Europa, a partir do século XVI. Até hoje, a Inglaterra é uma monarquia parlamentarista.

   A história do Reino Unido é uma das mais ricas que se tem notícia. Lendas, guerras, castelos, inúmeras características peculiares da região fazem desses países uma fonte de diversas curiosidades. No entanto, apesar dos séculos passarem, um dos mais importantes resquícios dos tempos antigos ingleses permanece, talvez não com o mesmo poder, mas com a mesma glória: a Monarquia Britânica. No post de hoje, entenda como funciona a estrutura da monarquia do Reino Unido.

Monarquia e poder.
   Muitas vezes, quem vê a atual Monarquia Britânica nem se dá conta do poder que ela teve antigamente. Os antigos monarcas britânicos eram chefes de Estado e de Governo. Entregavam terras para os nobres, tinham o poder de criar e impor leis. Hoje, a monarca do Reino Unido, rainha Elizabeth II, e os demais integrantes da monarquia possuem papéis sociais mais simbólicos que políticos. 
   Com a Carta Magna, assinada em 1215 pelo Rei João, o poder absoluto da monarquia foi anulado. Durante o reinado de Eduardo I (1272-1307), criou-se o Parlamento, instituição política que teve um poder crescente desde então. O papel político da monarquia diminuiu até se tornar o que é hoje. No entanto, o título da Monarquia Britânica ainda vive e se espalha por todo o planeta, o poder político do Reino Unido é exercido pelo Parlamento, cujo chefe é o Primeiro Ministro, e o monarca possui um papel não partidário, se encarregando de atividades como a concessão de honrarias. Na verdade, até mesmo a designação de nomes para se tornarem “cavaleiros” ou “lordes” é feita pelo Parlamento. O monarca deve por lei, entregar o título, por mais que não goste da pessoa.
 
Sucessão
   O título de monarca do Reino Unido é sucedido através de hereditariedade. Ao morrer, o rei (ou a rainha) deixa o lugar ao primogênito. Antigamente, só os homens tinham direito ao trono. Em 2011, por iniciativa do primeiro-ministro David Cameron, o primogênito da família real, não importando qual o gênero, pode ser o monarca desde que esteja na linha de sucessão. Só para constar, a rainha Elizabeth II tornou-se monarca do Reino Unido por não possuir irmãos, a sucessão do trono é feita imediatamente após a morte do atual monarca, sem necessidades de cerimônias ou confirmações. Devido a isso, existe uma frase que é comumente ouvida no Reino Unido em momentos como esse: O Rei está morto. Longa vida ao Rei.

Títulos de nobreza
   Você provavelmente já ouviu falar de um Duque Fulano ou de um Barão Sicrano. Pois é, cada título de nobreza compõe uma hierarquia que segue a seguinte ordem: duque, marquês, conde, visconde e barão. Quanto maior o título, maiores eram as terras desses fidalgos na Idade Média. Hoje em dia, tais nomeações não possuem tanto valor assim. Os títulos de nobreza funcionam apenas para garantir certo prestígio social. Na foto abaixo, você confere o Sir Patrick Stewart, também conhecido como Professor Xavier, sendo condecorado pela Rainha Elizabeth II.

Alunos :Isabella Souza e Felipe Suzuki.
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/centralizacaopoder/p2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário