quinta-feira, 29 de maio de 2014

JOAQUIM BARBOSA


      Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, Minas Gerais, 1954) um advogado brasileiro e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Em 2008 tornou-se vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral e em novembro de 2012, toma posse como presidente STF.
     Em junho, Joaquim Barbosa deixará a mais alta corte do País. A decisão foi anunciada após a conversa com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio Planalto, juntamente com o presidente do Senado Federal Renan Carlheiros no congresso.
     Algumas fontes próxima ao ministro relatam que Barbosa recebeu vários convites para dar aulas em Universidades Europeias e Estadunidenses, e também que ele não descarta a possibilidade de morar fora do País.
     O ministro se destacou no julgamento do Mensalão, pois sua atuação foi considerada crítica com os mensaleiros, sendo assim chegou a se desentender com outros ministros durante ''o processo''.
     O legado de Barbosa resume-se em duas palavras absolutamente incompatíveis com a posição de juiz e, mais ainda, de presidente da mais alta corte nacional: ódio e vingança. Foi a negação do brasileiro, um tipo cordial, compassivo e tolerante por natureza.
     Barbosa acabou virando herói da classe média mais reacionária do Brasil e do chamado 1%. Ao mesmo tempo, se tornou uma abominação para as parcelas mais progressistas da sociedade. 

                                                    
                                                   Fontes:R7.com e infoescola.com
                                                                            Alunos: Isabela Zanon        2ºA
                                                                                         Valdemir Matheus  3ºA


Nenhum comentário:

Postar um comentário