terça-feira, 20 de maio de 2014

Lições de cidadania: Desigualdade Social


       O Portal da Transparência trata do Acesso a informação, assegura o cidadão o direito de acompanhar os gastos públicos, o desenvolvimento dos projetos, o cumprimento dos objetivos e metas dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do poder Executivo. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. 
       Mesmo com tal projeto, um dos fatos marcantes foi discutido em um artigo em A folha de São Paulo: a desigualdade social. Segundo dados adquiridos através da grande mídia, somos o 4º país mais desigual da América Latina e o 12º mais desigual do mundo.
      A desigualdade é um dos grandes obstáculos que o Brasil tem que superar e, para tanto, é preciso ter clareza sobre suas dimensões. É preciso também ter honestidade intelectual para evitar partidarizar o fato, seria hipocrisia ou mesmo má fé atribuir um quadro estrutural e histórico a apenas esse ou aquele governo, esse ou aquele partido. Somos um país desigual desde antes de sermos propriamente um país. Sem perder de foco as questões imediatas, é fundamental também não perder a perspectiva histórica.

Realizado pelas alunas Daniela Borges e Isabela Zanon, 2º ano A.
Fonte de pesquisa:  http://historiaonline.com.br/2014/02/13/desigualdade-e-violencia-no-brasil/  http://www.portaldatransparencia.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário