quinta-feira, 8 de maio de 2014

Origens do Cristianismo - Parte 1

Origens do Cristianismo

De Jesus Cristo até o Cristianismo Romano



Todos conhecemos o cristianismo, religião com o maior número de fiéis em nosso país. Mas será que todos conhecemos as origens dessa religião tão amplamente cultuada nos dias de hoje?


Tudo começou com Jesus de Nazaré, considerado pelos cristãos como Filho de Deus. Seu nascimento foi a separação maior entre o tempo em nosso calendário (Antes de Cristo, Depois de Cristo), e com seus 33 anos começou a pregar a nova doutrina, que foi aceitada por diversos judeus, porém considerada herética por muitos sacerdotes judeus, o que o levou a ser crucificado pelos romanos como um líder rebelde.


Porém sua morte não abalou a fé de seus seguidores, que começaram a espalhar seus ensinamentos pelo mundo, em diversos lugares, como a Grécia e Roma, que viria a ser parte importante da religião cristã.


Mas no começo nem tudo foi um mar de rosas para os cristãos, pois eles sofreram duras perseguições especialmente pela parte dos romanos. Para mostrar um pouco do quanto eles sofreram, usemos o exemplo de Nero, que incendiou Roma e culpou os cristãos, aumentando a perseguição e torturando duramente quem pregasse o cristianismo.


Esse quadro só mudou a partir do século III, com o início da crise em Roma, os imperadores começaram a permitir cultos à outras religiões, inclusive a cristã. No ano de 313 o imperador Constantino I legalizou o cristianismo com o Édito de Milão.


Constantino construiu diversas basílicas e templos como forma de penitência, e os templos em Roma mais tarde a fizeram ser o maior centro cristão no mundo, com o início da Igreja Católica.


Texto por Igor de Lucca - 2° Ano A
Fontes: 
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-a-conversao-do-imperio-romano-ao-cristianismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teod%C3%B3sio_I
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário