terça-feira, 13 de maio de 2014

Série Origens do Cristianismo - Os zelotas


Série Origens do Cristianismo

Os zelotas


O termo zelota ou zelote significa literalmente alguém que zela pelo nome de Deus. O nome era primeiramente atribuído aos judeus que lutavam contra os romanos para expulsá-los de sua terra.
Essa seita foi instituída por Judas, o galileu, que liderou uma revolta em 6 d.C. Os judeus pararam de pagar os impostos ao Império, pois não queriam aceitar outro rei senão o único Deus.
Os zelotas foram essencialmente rebeldes, sob o pretexto do zelo pela lei de Deus, revoltaram-se contra Roma e fizeram guerra, o que também culminou com a destruição do Templo de Salomão, um dos principais locais do judaísmo.
Um dos apóstolos de Jesus Cristo é referido como “ Simão, o Zelote”, ou por causa de seu zeloso temperamento ou por causa de alguma anterior associação com o partido dos zelotas. Paulo de Tarso, referindo a si mesmo, afirma que foi um zelote religioso, enquanto que os muitos membros da igreja de Jerusalém são descritos como "todos são zelosos da lei".
Assim concluímos que zelotas, são pessoas que lutam por um motivo religioso (patrimônio), hoje em dia, consideramos pessoas que são fanáticas por religião como muçulmanos,que tem a religião até como base nas leis políticas. Mesmo a seita não existindo mais, o termo ainda pode ser usado para definir pessoas fanáticos por sua religião e que aceitem pegar às armas por isso.


Alunos: Igor de Lucca e Patrick Rogel
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário