terça-feira, 22 de abril de 2014

Religião na Roma Antiga


 

A religião seguida pelos romanos era o politeísmo (crença em vários deuses). Essa religião era semelhante a que os gregos praticavam na Grécia Antiga. Mais a religião romana não era uma cópia da religião dos gregos, como muitos afirmavam. Os deuses romanos eram os mesmos dos gregos, mas com nomes diferentes.


deuses gregos
deuses correspondente em Roma


Zeus
Júpiter
Hera
Juno
Poseidon
Netuno
Atena
Minerva
Ares
Marte
Ártemis
Diana
Hermes
Mercúrio
Dionísio
Baco

A existência de santuários domésticos era uma prática muito comum na religião da Roma Antiga, onde os deuses protetores da família e do lar eram idolatrados. Os templos eram construções erguidas em várias províncias romanas também para a adoração em publico aos deuses.
Os cultos de religiões diferentes não eram permitidos no império romano, pois os rituais religiosos eram controlados pelos governantes romanos, e quando praticado por religiões distintas do império eram condenados , assim como o cristãos que foram perseguidos e assassinados em diversas províncias romana. No entanto as catacumbas eram lugares em que os cristãos se encontravam para realizarem seus cultos livremente. Assim como os deuses, muitos dos imperadores exigiam cultos pessoalmente, essa foi uma prática que começou durante o governo do imperador Júlio César. No século IV o cristianismo ganhou destaque nas províncias romanas, sendo considerada a religião oficial do Império Romano. Fazendo o politeísmo ser abolido aos poucos.

Aluno: João Piraccini
Fonte:http://www.suapesquisa.com/imperioromano/religiao_romana.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário