quinta-feira, 22 de maio de 2014

POLÍTICA DO PÃO E CIRCO


No início, foi a maneira que o primeiro imperador romano (Otávio Augusto) utilizou para oferecer alimento e diversão à população carente. Fazendo assim com que as pessoas esquecessem de seus problemas e parassem que gerar revoltas na cidade de Roma.
Otávio oferecia a população, gratuitamente, o circo, que consistia em lutas entre gladiadores e animais selvagens no famoso coliseu. E o pão que literalmente era entregue aos telespectadores durante todo o espetáculo.
Anos se passaram, e a política do pão e circo continua mantendo-se presente, embora com outros conceitos: Bolsa família e Futebol.
Os governantes, para conseguirem o que querem, atuam no ponto fraco da população, sendo assim eles dão o pão (bolsa família) ao pobre que morre de fome e conseguem o “respeito” que desejam, e, consequentemente o voto nas próximas eleições.
Entretanto, não só de pão vive o homem, e, o Estado, para esconder suas falcatruas da população, o mantem entretido com os campeonatos futebolísticos e novelas de televisão. Por que enquanto todos estão se “divertindo”, estão todos bem, pois não estão preocupados com o que acontece em seu país.
Portanto, para não cair nas jogadas do governo é importante se manter informado e ligado nas notícias sobre o nosso país.

TEXTO: Pedro Molinari
FONTE: http://www.anonymousbrasil.com/brasil/a-boa-e-velha-politica-do-pao-e-circo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário