terça-feira, 13 de maio de 2014

Cruzada - Roma Antiga






R










O









M









A




*

A















N













T









I





G















A








Por volta do século VII a.C., os _______________ invadiram o Lácio e, impondo seus costumes, unificaram todos os vilarejos em torno de uma única e grande cidade: Roma.

As evidências históricas indicam que Roma surgiu pela ação dos etruscos. Entretanto, segundo a tradição mitológica, o fundador de Roma teria sido _____________, um dos descendentes do herói troiano Eneias, filho de Anquises e da deus Vênus (Afrodite, para os gregos).

Na ________________ Romana, para auxiliar o rex (rei), havia um Conselho de Anciãos (Senado) , composto apenas de patrícios. Além da Assembleia Comitia Curiata, formada por representantes de todas as famílias livres de Roma.

A Lei das ____________________, foi resultado da eleição de uma comissão de dez pessoas (decênviros), tendo dois deles viajado a Atenas, para estudar a legislação de Sólon. Consistia em principais questões relativas ao direito penal, público, privado, etc.

A _____________ Romana era dividida entre patrícios, plebeus e clientes – e de uma parcela menos de escravos. Patrícios, formado de grandes proprietários de terras que acreditavam descender de Rômulo. Plebeus, grupo composto de mercadores, artesãos e pequenos proprietários. Clientes, eram em geral ex-escravos ou filhos de escravos nascidos livres.

A República criada pelos romanos apoiava-se em uma complexa estrutura político-administrativa formada por três grandes áreas: a _______________, o Senado e as Assembleias.  

Com a unificação das diversas vilas, Roma se tornou uma cidade fortificada, deixando de ser um povoado de _______________, agricultores e comerciantes, com sólidas relações comerciais com outras regiões.

A expansão territorial romana, significou para as pessoas de posse mais riqueza e privilégios, já para os podres não trouxe vantagens, pelo contrário, contribuiu para aumentar as desigualdades entre patrícios e plebeus, desencadeando diversas revoltas plebeias, sob a pressão dos acontecimentos, decidiu-se pelos patrícios a criação do ____________________________________.

Em 264 a.C. a rivalidade entre as potências de Cartago e Roma, eclodiu um longo conflito conhecido como ______________________________.

A consolidação do ________________________ só foi decisiva após a vitória romana nas Guerras Púnicas e as conquistas territoriais na região do Mediterrâneo oriental e na península Ibérica.


Fontes: Livro História em Movimento - Dos primeiros humanos ao Estado Moderno (Volume 1)
Realizado pelas alunas Daniela Borges e Isadora Irmer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário