quinta-feira, 22 de maio de 2014

Política do Pão e Circo - De onde vem esta expressão “Pão e Circo”?


Vamos voltar lá no período da Roma Antiga...

Na época em que Roma estava em processo de conquistas, de territórios e poder, os patrícios (que eram a elite, “o topo da pirâmide” daquela época) possuíam cada vez mais riquezas a medida que Roma estava evoluindo politicamente. Por outro lado, os plebeus (que eram a classe proletária, pequenos comerciantes e proprietários de terras) estavam na mesma medida e proporção, empobrecendo cada vez mais, revoltando-se com a desigualdade e injustiça cometida por eles. Os escravos (outra classe, que está abaixo dos plebeus) também sofreram este impacto, uma vez que tornaram-se numerosos pelo fato dos patrícios, adquirirem mais e mais mão-de-obra com suas “riquezas”

O patrimônio dos patrícios fora aumentando... E as insatisfações aparecendo... (por parte das outras classes, obviamente)... E isso só poderia resultar em uma “rebelião de revoltados” prontos para detonarem e protestarem incontrolavelmente, a fim de obter sucesso em suas reivindicações (podemos associar estes movimentos a uma GREVE, que há pouco tempo, enfrentamos em todo o Estado...) enfim, temendo esta situação, o Estado Romano criou uma política na qual poderia amenizar esta revolta, e ao mesmo tempo, ganhar mais confiança e fidelidade da população. A chamada Política do Pão e Circo, explicando e resumindo, “comida e lazer”.

Através da História, podemos relacionar esta expressão com o que vivemos no nosso dia a dia, nosso cotidiano. Embora muitas mudanças aconteceram no decorrer dos séculos, ainda é válida, ou seja, utiliza-se até hoje este método, com o mesmo intuito: “Fazer as pessoas entreterem-se (como é o caso do “nosso” futebol, novelas de televisão...) e ainda, oferecer auxílios (como Bolsa Família, auxílio-doença, vale alimentação...) para que não haja descontentamento da população”.

Será que tudo o que o Brasil proporciona a todos nós há um interesse por trás de tudo? Ou o Estado é “Bonzinho”, e só quer agradar a todos??

“É conhecendo a história, que entendemos o mundo em que vivemos”...



Texto escrito por: Natalia Sayuri 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário