terça-feira, 8 de abril de 2014

Cruzadinha do Mundo Greco


  1. Civilização em que a marinha tornam-se a maior da época e seus mercadores chegaram a dominar o comércio do Mediterrâneo, e ao ser dominado, aqueus assumiram estas rotas, possibilitando grandes avanços econômicos.

  1. A Pólis, ou cidade-Estado, era a unidade política básica da Grécia antiga. Em algumas pólis, o poder político era exercido diretamente pelos cidadãos por meio de assembleias realizadas na ágora, a praça central da cidade.
  2. No final do século VI a.C., depois de expandir-se para o Leste, em direção à Índia, o imperador persa Dário decidiu invadir o território grego. Começavam, assim, as chamadas Guerras Médicas ou Greco-Pérsias.
  3. A expansão ateniense entrou em choque com os interesses de Esparta e contribuiu para acirrar ainda mais a rivalidade política e econômica entre as duas cidades-Estado. A Guerra do Peloponeso, como ficou conhecido, arrastou-se por 27 anos.
  4. De origem desconhecida, os macedônios viviam em uma região ao norte da Grécia. Seus governantes integravam uma monarquia hereditária que se dizia descendente de Héracles. Em 359 a.C., assumiu o trono o rei Filipe II, que organizou um poderoso exército com o qual inicou a expansão territorial da Macedônia
  5. Conflito entre gregos e troianos, motivado pelo fato do filho do rei de Troia, ter seduzido Helena, mulher do rei de Esparta, e fugido com ela para sua terra. (Guerra de Troia)
  6. O professor do museu de Alexandria, Aristarco de Samos, foi uns dos primeiros astrônomos a sugerir que a Terra gira ao redor do Sol; e um dos criadores da Geometria.
  7. Grupo que possui as melhores terras e deviam dedicar todo a seu tempo à politica e ao exercito, além de serem descendentes dos conquistadores dórios, eram os únicos a ter direito a cidadania.
  8. No delta do rio Nilo, o jovem rei (Hércules ou Héracles) fundou, em 332 a.C., a cidade de __________________, que viria a ser a mais importante de todo o Mediterrâneo antes da ascensão de Roma.
  9. Após a morte de Alexandre, sem deixar herdeiros, sua morte desestabilizou o império, levando seus generais a uma sangrenta disputa pelo poder. O Egito, passou para as mãos do general Ptolomeu; o reino da Macedônia e da Grécia ficou sob o domínio do general __________________; e a Síria, ficou com o general Seleuco.
Autoras: Daniela Borges e Isabela Zanon


Nenhum comentário:

Postar um comentário