terça-feira, 15 de abril de 2014

FRANÇA IMPERIAL



 Napolão Bonaparte


  Em 15 de agosto de 1769 nasceu na Córsega, pequeno e cabeçudo, era considerado muito inteligente, com apenas 16 anos, ele já era segundo tenente e os 27 anos se tornou comandante do exercito francês na Itália.
Aos 30 anos, participou de um golpe de estado, e se tronou primeiro-cônsul da França.      Naquele tempo o poder era dividido entre três pessoas, primeiro, segundo e terceiro cônsul, no qual o poder maior (quase absuluto) cabia ao primeiro-cônsul. Com seu poder, construiu escolas, pontes, estradas, proibiu da empresa publicar coisas negativas sobre ele, colocou comida no prato do povo e outras coisa. Depois de ficar famoso e amado pelo povo, foi coroado imperador em 2 de dezembro de 1804, para mostrar que ninguém tinha maior poder que ele.
No período do Diretório (Revolução Francesa), seguiu-se, na França, o Consulado com Napoleão Bonaparte. O poder era exercido quase que exclusivamente por Napoleão, um militar que fora chamado pelas classes dominantes para pôr fim à desorganização reinante na vida política da França. O Consulado foi primeiramente triplo e depois uno, com Bonaparte ampliando gradativamente seu domínio sobre a política francesa, culminando na criação do império, em 1804.
  Após a queda de Robespierre foi detido sob acusação de ser jacobino, mas depois foi encarregado de dirigir a repressão ao levante monarquista de Paris (1795). Casou-se com Josefina (1796), viúva do general guilhotinado (1794) Beauharnais, e tornou-se o comandante-em-chefe do Exército nas campanhas da Itália, contra os austríacos (1795-1797), e do Egito, contra os ingleses (1796-1799). Quando da ocupação do Egito (1798) a expedição científica que o acompanhou incluía o astrônomo Laplace, o químico Bertholet, o físico Monge e o arqueólogo Denon. Em pesquisas arqueológicas foi descoberta a pedra de Rosetta, fragmento de estrela, espécie de monolito de basalto negro, que apresenta um decreto de Ptolomeu V, em caracteres hieroglíficos, demóticos e gregos (196 a. c.), que Champollion usaria para decifrar os hieróglifos egípcios (1822) e está exposta no British Museum, em Londres.
Liderou um golpe de Estado (1799), instalou o Consulado e fez-se eleger cônsul-geral, apoiado em um plebiscito popular. Promulgou uma Constituição de aparência democrática. Organizou o governo, a administração, a polícia, a magistratura e as finanças. Tomou medidas despóticas e antiliberais, como o restabelecimento da escravidão nas colônias, e outras de grande importância econômica, como a criação do Banco de França (1800). Concluiu com o papa Pio VII a concordata (1801), que restabelecia a igreja na França, embora submetida ao estado.

                                                 

Aluno: Felipe Suzuki
Fonte: http://www.brasilescola.com/biografia/napoleao-bonaparte.htm 



                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário