terça-feira, 15 de abril de 2014

Os Jogos Olímpicos da Mitologia Grega



      Os gregos acreditavam que seus deuses tinham poderes incríveis, eram imortais e dominavam as forças da natureza. Para homenageá-los, faziam festas regularmente, umas delas eram os famosos ''Jogos Olímpicos''. Na Gŕecia, os jogos olímpicos ocorriam de quatro em quatro anos. Essa grande festa grega aconteceu pela primeira vez em 776 a.C., na cidade de Olímpia. Os jogos eram uma homenagem a Zeus, por isso, quando se aproximava a data de sua realização, as guerras eram interrompidas em todo o mundo grego. Os habitantes de todas as cidades podiam viajar para Olímpia livremente, sem medo de serem atacados ou presos. Era um desrespeito atacar um atleta que se dirigia a Olímpia ou entrar com algum tipo de arma no lugar em que se realizava a grande festa. Inicialmente, o espetáculo acontecia numa espécie de campo de luta, com o tempo, passou a ser realizado no ginásio, um centro esportivo murado, destinado a todos os tipos de competição e equipado com banheiros e vestiários.
     As modalidades esportivas eram variadas. Havia a corrida a pé, a corrida com armas (disputadas no estádio), a corrida de cavalos, a corrida de carros puxados por cavalos (no hipódromo). Além disso, ocorriam também as lutas corporais, o arremesso de disco e o de dardo.
     Os vencedores ganhavam uma coroa feita com folhas de louro e eram recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua cidade natal, onde erguiam-se estátuas em homenagem a eles. As olímpiadas gregas continuaram por quase mil anos.       
 

      Hoje, o Brasil vem se preparando para os Jogos Olímpicos que acontecerão em 2016. Enquanto alguns brasileiros querem curtir, para outros, não há necessidade dos jogos, pois só seria uma desordem e desperdício financeiro do país.
      A primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1920, na edição realizada em Antuérpia, na Bélgica. Já nessa primeira participação, conquistamos a nossa primeira medalha de ouro com o atleta do tiro esportivo, Guilherme Paraense. 
       Ao todo, o Brasil já conquistou 91 medalhas, sendo 20 de ouro, 25 de prata e 46 de bronze, ocupando a 37ª colocação no ranking mundial de medalhas olímpicas.

 Aluna: Isabela Zanon 
              2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário