quinta-feira, 3 de abril de 2014

Criméia



INCLUSÃO!
A Criméia há pouco tempo estava sendo disputada pela Rússia e pela Ucrânia. Resultado: “Agora, a Criméia oficialmente faz parte da Rússia”




O país destacado acima, a Criméia, causou uma das maiores polêmicas do mundo atual, (vale ressaltar que este se encontrava em estado de guerra civil), e hoje depois de muitas discussões, chegou a um consenso de que esta fará parte da Rússia. Mas qual foi o principal contexto histórico (ou motivo) desta disputa afinal?


Guerra da Criméia – Quando tudo começou...


Essa disputa entre russos e franceses aconteceu quando os mesmos começaram a discutir sobre a proteção das cidades sagradas de Jerusalém e de Nazaré. O rei Nicolau I, sob o pretexto de defender as cidades, invadiu as províncias turcas do Danúbio em 1853. A Turquia, juntamente com a França e o Reino Unido, declarou guerra à Rússia, que destruiu as frotas turcas e tomou o porto de Sinope, no Mar Negro.
Após muito conflito, no dia 30 de março de 1854, a Rússia se rendeu com o Tratado de Paris, e foi obrigada a se retirar das províncias do Danúbio e impedida de manter bases e forças navais em Sinope.
 Autores: Natália Sayuri; Igor de Lucca e Nathália Ramos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário