terça-feira, 15 de abril de 2014

A Revolução Francesa



A Revolução Francesa corresponde ao período entre 1789 a 1799, que serviu para terminar o Antigo Regime. O lema da Revolução Francesa foi "Igualdade, Fraternidade e Liberdade".
A Revolução Francesa teve como motivação a infelicidade social causada por razões econômicas e diplomáticas, como más colheitas, aumento demográfico, etc. O povo francês verificava que a França ficava para trás em comparação com outros países em avanço, como a Inglaterra. A sociedade iluminista e burguesa verificou o sucesso da revolução americana, o que motivou o derrube do regime absolutista. Naquela altura, com medo de perder os seus privilégios, a nobreza tentou se defender, impedindo que os ministros de Luís XVI pudessem tomar medidas para melhorar a situação econômica vivida.
No dia 14 de Julho de 1789, quando o povo soube que o rei pretendia dissolver a Assembleia, houve o assalto e destruição de Bastilha, prisão do Estado e símbolo da repressão do Regime absoluto. O Rei tentou fugir do país, mas foi detido e obrigado a aprovar a constituição criada recentemente. Mais tarde, em Janeiro de 1793, a Assembleia votou a execução do rei Luís XVI, decisão que fez com que a Grã-Bretanha, Espanha e Holanda declarassem guerra à França.


Fonte; Livro Historia em movimento
Postado por; ,Rafael Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário