quinta-feira, 3 de abril de 2014

Campanha da Fraternidade


Todo ano, desde 1964, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade. Esta, que é realizada durante a Quaresma, serve para reflexão e alerta para os problemas que afligem a sociedade, e para preparar o coração cristão para a Páscoa de Jesus Cristos.
A campanha deste ano tem como tema a frase: “Fraternidade e Tráfico Humano”, e o seu lema é “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). O tema deste ano foi proposto por entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana e de grupos que trabalham para combater o tráfico humano, que todo ano, no Brasil, atinge mais de 2,5 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças.
Analisando a fundo este tema, podemos dividi-lo em três facetas. A primeira delas é justamente, o tráfico de pessoas para o trabalho escravo, que acontece mais frequentemente do que se imagina, principalmente para produção de bens de consumo e prostituição. Essas situações são todas muito bem armadas e discretas, fazendo com que nem mesmo os parentes da vítima saibam. Outra face deste problema é a venda de crianças, que são tiradas dos braços de suas mães (e em alguns casos, entregadas de boa vontade), para serem vendidas a famílias ricas por preços exorbitantes. A terceira e última delas é o tráfico de órgãos, que a primeira impressão parece surreal, mas que também é parte do nosso cotidiano. Os órgãos são retirados em clínicas clandestinas, e muitas vezes sem o acompanhamento de um médico. O que torna o procedimento propenso a infecções, e outras complicações, o que pode torna-lo letal.
Sabendo da urgência do assunto, o objetivo principal da campanha será identificar as práticas de tráfico humano, em suas várias formas, manifestações e denunciá-las às autoridades, como violação de dignidade e da liberdade humanas, mobilizando não só cristãos, como todas as pessoas para combater este mal mundial.

A seguir, uma lista das ultimas campanhas:

2000 Dignidade Humana e Paz (ecumênica) Novo Milênio sem Exclusões
2001 Fraternidade e as Drogas Vida sim, Drogas não
2002 Fraternidade e Povos Indígenas Por uma terra sem males
2003 Fraternidade e Pessoas Idosas Vida, Dignidade e Esperança
2004 Fraternidade e Água Água, fonte de Vida
2005 Solidariedade e Paz (ecumênica) Felizes os que promovem a Paz
2006 Fraternidade e Pessoas com Deficiência    Levanta-te, vem para o meio!
2007 Fraternidade e Amazônia Vida e Missão neste chão
2008 Fraternidade e Defesa das Vidas Escolhe, pois, a Vida
2009 Fraternidade e Segurança Pública A Paz é fruto da Justiça
2010 Economia na Vida (ecumênica) Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro
2011 Fraternidade e a Vida no Planeta A criação geme em dores de parto
2012 Fraternidade e Saúde Pública Que a saúde se difunda sobre a terra!
2013 Fraternidade e Juventude Eis-me aqui, envia-me!
2014 Fraternidade e Tráfico Humana É para a liberdade que Cristo nos libertou

Autor: Ademir Xavier; Valdemir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário