terça-feira, 22 de abril de 2014

As Origens da Roma Antiga


As Origens da Roma Antiga

Mitologia, Roma República, monarca e o começo do Império


O Império romano, através das guerras, apropriou-se das melhores partes de diversas culturas e as levou ao resto do mundo. Mas de onde surgiu esse império tão poderoso? Os romanos acreditavam no mito dos gêmeos Rômulo e Remo, mas fontes e pesquisas históricas nos dizem coisas diferentes. Roma passou por duas fases, republicana e monarca, até chegar a ser o poderoso Império Romano.

Origens Mitológicas
Rômulo e Remo sendo amamentados por Lupa
Acreditava-se que Roma originou-se quando dois gêmeos, Rômulo e Remo,abandonados no Rio Tibre, foram encontrados pela mãe-loba Lupa, que os amamentou e cuidou deles até que foram encontrados por um casal de pastores. Filhos do deus da guerra Marte e vindos de uma linhagem real, fundaram um pequeno povoado que cresceu até se tornar o grande Império Romano. Essas histórias são contadas no poema Eneida, de Virgílio.

Origens Históricas e fase monarca
Historicamente vemos que na verdade Roma veio da mistura de três povos (gregos, etruscos e italiotas) que habitavam a Península Itálica. Esses povos desenvolveram uma economia agropastoril e sua sociedade era formada por patrícios (proprietários de terras, nobres) e plebeus (comerciantes e artesãos). Possuíam uma mitologia politeísta (ver detalhes em outro post desse blog).
Como os documentos sobre esse período são escassos, a informação contida sobre esse período é muito pouca, mas supostamente o período monarca teve uma sucessão de sete reis, até que se instaurou a República Romana.

Fase republicana
Após a queda da monarquia em 509 AC iniciou-se a República, que era dominada por dois cônsules, eleitos anualmente pelos cidadãos e aconselhados pelo Senado.
A constituição foi formada principalmente pela luta entre os aristocratas e os plebeus, e a mesma veio para tentar dar certa igualdade aos povos.
Durante a República, Roma deixou de ser uma simples cidade-estado e começou a se tornar um Império, com a conquista da península itálica, depois da Gália, até que o Império começou a se alastrar.

Com a formação do Império, Roma começou as chamadas Guerras de Conquista, onde tomou diversas terras ao redor da Velha Europa, onde levou sua cultura para todos os povos, tornando-a famosa e forte. Mais detalhes sobre a fase imperial serão vistos futuramente aqui no blog.



Aluno: Igor de Lucca     2° Ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário