quinta-feira, 3 de abril de 2014

CIVILIZAÇÂO CLASSICA DA ANTIGUIDADE

Grécia Antiga

O país da Grécia está localizado na península Balcânica.
A Grécia nunca foi unificada, era dividida em cidades- Estados(pólis) , que sempre guerreavam uns com os outros. O primeiro período é chamado de Homérico, como não havia registros escritos naquela época, as únicas fontes são os poemas de Homero : Ilíada( que conta a guerra de Troia) e Odisseia( que conta a história de Odisseu/Ulisses e suas aventuras, quando ele volta da guerra de Troia e vai para Itaca).
O segundo período foi chamado de Período Arcaico, é o período de construção da pólis, onde as duas cidades mais importantes foram: Atenas, considerada a pólis política onde, a política era reservada apenas aos homens da pequena elite ateniense, mulheres, estrangeiros e escravos, não tinham direitos nessa área. Os atenienses afirmavam que o poder estava “nas mãos do povo”, o que consagrou a definição de democracia. Sua sociedade é divida entre : cidadãos, onde os mesmos tem direito e cidadania; os metecos, eram os estrangeiros, não tinham direitos políticos e pagavam pesados impostos para poderem viver em Atenas ;e os escravos, que faziam todos os tipos de trabalho, e eram a base de sustentação da vida na cidade.
Esparta, considerada a pólis militar, o caráter militar de Esparta, provém dos dórios , que dominaram povos numericamente superiores a eles. O destino das crianças que nasciam em Esparta, era definido pelo Estado, a obediência, disciplina e outras grandes habilidades como essas, eram muito valorizadas. Sua sociedade era dividida em três grupos: espartanos, os únicos que tinham direitos políticos ;periecos ,que viviam do artesanato e comércio e ainda formavam os escalões inferiores ao exército; e os hilotas, que trabalhavam em propriedades espartanas, e eram obrigados a pagar uma alta taxa do que produziam ao Estado.


Fonte: História :Uma abordagem intregada :Petta,Ojeda e Delfini.
História em Movimento: Gislaine e Reinaldo.


Texto feito pelos alunos: Patrick Rogel e Isadora Irmer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário