quinta-feira, 10 de abril de 2014

Labirinto de Creta


Venho vos apresentar a história do Labirinto de Creta, famoso mito da tão conhecida mitologia grega.
O labirinto foi criado pelo arquiteto Dédalo (filho de Atenas), a pedido do então rei de Creta, Minos (filho de Zeus), para esconder o monstro Minotauro (filho de um adultério da rainha com o Touro Branco, presente de Poseidon à Minos).
O Labirinto, foi uma das primeiras obras mágicas feitas por Dédalo, e foi projetado para que tanto o monstro, quanto para quem entrasse lá para alimenta-lo, não escapasse.
Porém, Teseu (filho de Poseidon), cego de amor e pronto para prova-lo à princesa de Creta, Ariadne, prometeu matar o Minotauro. Para tal feito, usou o fio de ouro, dado pela amada, que o permitira deslocar pelo labirinto com facilidade.
Com a morte do monstro, Minos ficou irado com a falha de seu plano, e como castigo resolveu aprisionar Dédalo e seu filho, Ícaro, no labirinto.
Como filho de Atena (Deusa da Sabedoria) que era, projetou e criou asas para que ele e seu filho voassem e conseguissem escapar. Porém, frágeis, as asas de Ícaro se desmantelaram, fazendo com que ele caísse ao mar.
Mesmo depois de muito tempo, o Labirinto de Dédalo ainda aprisionava em suas entranhas, pessoas distraídas, que acabavam por acidente entrando para nunca mais sair.


Dédalo admirando sua obra.
Autor: Ademir Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário