quinta-feira, 17 de abril de 2014

Principais Características da Grécia Antiga


                                

A Grécia Antiga é considerada uma civilização de grande aparato cultural. Os gregos desenvolveram a ciência,filosofia, mitologia, democracia, artes e esportes.

  • Nas artes os gregos dominavam, eram excelentes escultores, sempre buscando retratar o corpo humano, sentimentos e expressões.
  • A filosofia foi um grande legado para o pensamento grego. Os principais filósofos gregos foram Platão, Aristóteles e Sócrates. Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a existência humana e procurar entender os fenômenos da natureza através de explicações racionais, fugindo das justificativas mitológicas.
  • A mitologia foi desenvolvida pelos gregos para explicar as coisas do mundo e transmitirem conhecimento. A mitologia grega era cheia de monstros, herois e deuses.
  • Democracia: a cidade de Atenas era considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora. Eles decidiam os rumos da cidade-estado.
  • Religião: a religião grega era politeísta, pois acreditavam em vários deuses, e que eles possuíam características humanas.
  • Deuses: de acordo com os gregos, os deuses habitavam o Monte Olimpo. No monte comandavam o trabalho e as relações políticas e sociais dos seres humanos. Eles também acreditavam em herois, que eram personagens que estavam entre os homens e os deuses gregos, ou seja, eram filhos de deuses com seres humanos chamados de semideuses. Possuíam poderes superiores aos dos humanos, mas eram mortais.
  • O helenismo também foi uma das principais características da Grécia Antiga, pois foi a fusão dos valores gregos com as tradições das várias regiões asiáticas conquistadas.


    Aluno: João Piraccini

    Fontes: http://pt.slideshare.net/KAOSBRASILLIS/caractersticas-da-cultura-grega

Nenhum comentário:

Postar um comentário