quinta-feira, 3 de abril de 2014

Quaresma, deixe-se conduzir pelo Espírito Santo!


Com a celebração da quarta-feira de cinzas, começamos um novo caminho que se estende por quarenta dias e nos conduz à alegria da pascoa do senhor e à vitoria da vida sobre a morte. A quaresma é um tempo de conversão, tempo que para muitos, é a rota do nosso coração, saindo do nosso egoismo, que nos fecha, e nos voltando em direção do amor a Deus e aos nossos irmãos,
Assim como Jesus foi conduzido ao Espirito Santo ao deserto esse tempo litúrgico quer nos colocar numa atitude de revisão concreta de vida, onde, através da oração, do jejum, e do exercício da caridade , nós nos tornaremos sensíveis ao apelo deste mesmo espirito, que nos leva ao deserto para nos falar ao coração.
A oração deve nos lançar em Deus, no seu amor incondicional por cada um de nós, que nos ama como somos, mas não quer nos deixar como estamos, Ele quer nos fazer melhores, mais livres e felizes. Contudo, só com um coração orante, em dialogo constante com o grande amigo, será capaz de escutar a sua voz e de acolher a sua vontade.
A pratica do jejum quer nos devolver o equilíbrio, muitas vezes com a correria de nossas vidas, os desequilíbrios vão nos tomando ao ponto de não controlarmos mais nada e vivermos a partir dos nossos desejos e impulsos mais instintivos. Os Santos Padres da igreja já ensinavam que quem não consegue controlar a boca, não controla mais nada em sua vida.
O exercício da caridade nos faz lembrar que, para alem de nós, de nossas vidas, dos problemas, existem os irmãos, as suas vidas, e as suas necessidades,
Enfim, a pascoa não é só chocolate (comprar) mas sim, uma época de refletir os nossos modos de agir, perante as pessoas. Jesus Cristo morreu na cruz para pagar os nossos pecados, e nada mais justo dedicar a Páscoa a ele que é o principal de nossas vidas, os ovos de Páscoa são apenas um simbolo, mas nós não podemos esquecer do verdadeiro sentido da Páscoa, Jesus Cristo.

Autor: Rafael Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário