quinta-feira, 10 de abril de 2014

De onde surgiu a expressão "presente de grego"?

Você gostaria de ganhar um “presente de grego”? Os gregos com certeza fizeram muita coisa boa, mas não costumavam dar presentes muito bons. Essa expressão surgiu graças à Guerra de Troia, como uma estratégia dos gregos para entrar na cidade impenetrável e resgatar a donzela Helena.

O Professor Sílvio Augusto escreveu o seguinte texto em sua coluna na Tribuna do Norte, com a história do Cavalo de Troia.
Cuidado com os gregos trazendo presentes, pintura de Henri Paul Motte

“Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena – mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o Ocidente e o Oriente. Mas os gregos conseguiram uma artimanha histórica para enganar os troianos: Deixaram à porta de seus muros fortificados – um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro de seus domínios. E, à noite, os soldados

gregos, que estavam escondidos no grande cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão, considerada uma das mais engenhosas de todos os tempos.”Daí surgiu a expressão “Presente de grego”, para tudo aquilo que surpreende negativamente.

A história da Guerra de Troia é contada no poema Ilíada, de Homero, porém o cavalo só foi mencionado brevemente na Odisseia, também de Homero, e foi recontada com mais detalhes por outros poetas e historiadores.

Receber um presente de grego com certeza não foi algo muito bom, especialmente para os troianos, e hoje em dia usamos essa expressão para falar de um “presente” que não era muito bom para quem recebe.

Alunos: Igor de Lucca 

             Rafaela Gonçalves 2ºAno A

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_Troia

http://blog.tribunadonorte.com.br/gramaticando/de-onde-vem-a-expressao-presente-de-grego/536

Nenhum comentário:

Postar um comentário