terça-feira, 8 de abril de 2014

Trabalho Alienado


Característica do Capitalismo, o trabalho alienado é fruto da Revolução Industrial que divide o trabalho em etapas, mas que já estava enraizada na manufatura, que diferente do artesanato, onde os produtos eram feitos individualmente, começou a separar o trabalho para o aumento de produção.
O trabalho alienado é exclusivo das sociedades capitalistas industrializadas, onde há a excessiva divisão do trabalho onde cabe a cada trabalhador exercer uma parte da confecção do produto, sendo que fica alienado do produto final. Sendo assim, o trabalhador exerce apenas o automático, sem a utilização da criatividade, ou habilidades individuais, fazendo com que o trabalho se transforme numa coisa automática, como é visto no filme Tempos Modernos, escrito e protagonizado por Charlie Chaplin.
Há quem defenda a ideia de que isso seja ruim, como é o caso do pensamento marxista, alegando justamente que o proletário fica anômico ao trabalho, sem vontade, sem perspectiva, com a alma aprisionada nas máquinas cada vez mais tecnológicas, onde a capacidade humana é a cada dia mais dispensada. No entanto, a divisão do trabalho foi fundamental para o avanço das indústrias, que nos oferece cada vez mais conforto e possibilidades, num mundo em constante metamorfose e que tudo é obsoleto.

Autor: Ademir Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário