quinta-feira, 10 de março de 2016

Indigenas antes e agora

Indigenas antes: diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500.Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura.Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.
Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo, eles faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc. A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza.
O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favor da europeia.
Indígenas.
Atualmente:somente cerca de 400 mil índios vivem no Brasil. Ao entrarem em contato com os brancos, muitos índios, além de perderem aspectos culturais, contraem doenças e morrem.A maior parte destas tribos está localizada na região da Amazônia.



http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/

Ana Luisa Rosa Junqueira 2B
Giovana Gabriel Martinez 2B

Nenhum comentário:

Postar um comentário