terça-feira, 9 de setembro de 2014

Série Origens do Cristianismo - A companhia de Jesus

Sol Jesuíta - Símbolo da Companhia de Jesus
Vocês já ouviram o nome "jesuítas"? Acredito que sim, pois é uma palavra bem popular, mas de onde isso surgiu? O que foi, ou melhor, quem foram os jesuítas? Sobre isso falaremos agora, sobre a Companhia de Jesus, organização de onde vieram os jesuítas.

Ignácio de Loyola
A Companhia de Jesus é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados por Inácio de Loyola, que após ler e meditar no "Flos Sanctorum" decide abandonar os bens materiais e se dedicar ao evangelho.

Essa organização recebeu a bula papal em 1540, e está ativa até hoje, sendo conhecida pelo seu trabalho missionário e educacional.
Suas escolas e paróquias foram se espalhando ao redor do mundo, e a Companhia teve fundamental importância no contexto da Contrarreforma, pois os jesuítas levaram o catolicismo para muitos lugares onde o protestantismo estava ganhando seu espaço, sem contar o catequismo em países recém-colonizados, até mesmo no Brasil, onde foram chefiados por Manuel de Nóbrega.


A fundação da Companhia foi muito importante para nossa cultura, pois consolidou o Brasil com sua maioria católica, que perdura até hoje.
Nessa possível luta contra o protestantismo, a Companhia conseguiu impedir um crescimento em demasia das ideias luteranas. Porém, isso não impediu o movimento protestante de crescer e de ganhar sua importância no mundo da religião. Nos próximos posts irei finalizar minha série falando sobre as diferenças entre as novas igrejas protestantes (evangélicas) que surgiram na época contemporânea. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário