quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Confira as orientações para os dois dias de Enem:


Pesquisando como de costume temas e mais temas para postar em nosso blog, encontrei uma matéria muito interessante, que com certeza irá ajudar muito aqueles que vão prestar o vestibular em Novembro (Enem). O site está disponível logo a baixo para quem se interessar:




*Procure manter a calma*
Orientações do psicólogo Alexandre Maia para manter a tranquilidade na véspera e no dia da prova:

Relaxe:
Os participantes do Enem são atletas do estudo. E, na véspera de uma maratona, nenhum atleta deve correr 40 quilômetros. Isso quer dizer que, na véspera do Enem, o estudante deve se poupar. Ou seja, não estude. Na sexta-feira, faça apenas atividades leves e prazerosas, como assistir a um filme ou passear no parque. Esta é uma forma de evitar os "brancos" na hora do exame. A mente descansada garante acesso mais fácil à memória.

Comece a prova pelo conteúdo que você domina:
Em geral, o pico de ansiedade nos candidatos acontece nos 20 minutos iniciais do exame. Dessa forma, é preferível começar a avaliação pelas disciplinas que você conhece melhor.


Faça breves intervalos:
O Enem é uma prova extensa. Ainda assim, é importante fazer pequenas pausas a cada hora para controlar o stress, espantar a preguiça e manter o foco no exame. Espreguiçar-se e respirar lentamente ajudam.


*Prefira alimentos leves*

A nutricionista Patricia Frenhani indica a alimentação ideal para o fim de semana do Enem:


→ Fuja de comidas gordurosas:
É importante dosar a quantidade de comida ingerida nos dois dias de prova para que ela não pese no estômago. No almoço, o estudante pode optar por uma pequena porção de arroz integral com feijão e um filé de peixe ou frango grelhado, salada e legumes. Alimentos ricos em gordura, como hambúrguer, devem ser evitados. A carne demora a fazer digestão e deixa o estudante sonolento.


→Leve lanchinhos para a sala de prova:
Ficar mais de três horas sem comer prejudica o raciocínio e pode causar tonturas. Para não perder tempo durante a resolução das questões, leve alimentos práticos, tais como barras de cereais, frutas, nozes, castanhas e pistache. Não descuide da hidratação e prepare garrafas de água, água de coco ou sucos. Chocolates são boas fontes de energia. Contudo, se estiver muito calor, é melhor evitá-los. Salgadinhos e refrigerantes estão descartados.


→Faça um jantar saudável:
Os cuidados com a alimentação devem se mantidos por todo o fim de semana do Enem. Após a prova do sábado, é fundamental fazer um jantar saudável. A regra é ingerir alimentos com os quais você está acostumado e, assim, diminuir riscos de imprevistos no domingo – segundo dia de avaliação. O jantar deve seguir o mesmo princípio do almoço. Uma massa integral pode ser uma boa substituição.


*Administre bem o tempo*

A coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, dá orientações para a prova:


→Chegue cedo:
Programe-se para chegar ao local da prova com uma hora de antecedência. O tempo extra é necessário para o caso de trânsito ou eventuais incidentes pelo caminho, como bloqueio de uma via. "Ao chegar no local da prova, vá até a sala onde você fará o exame, veja a cadeira em que vai se sentar e a distância para banheiros e bebedouros", diz Alessandra.


→Deixe apostilas e livros em casa:
Não caia na tentação de estudar antes da prova. "Nos dias do Enem, deve-se ler, no máximo, o jornal pela manhã", adverte Alessandra. O melhor a fazer é deixar apostilas e livros em casa. Antes do exame começar, gaste o tempo andando e conhecendo o espaço, meditando ou ouvindo uma música calma.


→Administre o tempo:
Um dos segredos para uma boa prova é a administração do tempo. Pequenos detalhes fazem a diferença:
- não sabe a questão? Passe para outra. Não perca mais de quatro minutos tentando resolver um único item
- utilize o tempo máximo permitido. Se tiver acabado a prova, reveja as questões em que está com dúvida
- reserve alguns minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Lembre-se: rasuras anulam a questão


→Deixe a redação para o final:
No segundo dia do Enem, a recomendação é resolver primeiro as questões objetivas para depois escrever a redação. "Como os enunciados do Enem são extensos, às vezes, algumas questões trazem conceitos que ajudarão no entendimento da proposta e desenvolvimento do texto", explica a professora.


Boa sorte e bom estudos a todos!!!


Postagem feita por: Natalia Sayuri 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário