quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Tratado de Tordesilhas

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bc/Treaty_of_Tordesillas.jpg


Na época das grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados poderiam ser dominados e por esta razão achavam que podiam ocupar todas as terras que iam descobrindo mesmo se essas terras já tivessem dono.
A pedido de ambos países, o Papa Alexandre VI criou um documento chamado Bula, estabelecendo a divisão das terras situadas a 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde, as terras da parte leste sendo de Portugal, e a oeste da Espanha.
Portugal, com medo da perda de suas conquistas, convence a Espanha em revisar os termos da Bula, então os limites foram alterados de 100 para 370 léguas, assinando então o Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas, foi um tratado entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha, para dividir essas terras, este deveria contemplar os interesses de ambos os reinos no tocante a descoberta, exploração e colonização das “novas terras”.
Firmado em 4 de junho de 1494, o Tratado obteve este nome, pois foi assinado na cidade espanhola de Tordesilhas. O acordo tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionado ás terras.

O Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar em 1750, com a assinatura do Tratado de Madri, onde as coroas portuguesa e espanhola estabeleceram novos limites de divisão territorial para suas colônias na América do Sul. Este acordo visava colocar fim as disputas entre os dois países, já que o Tratado de Tordesilhas não havia sido respeitado por ambas as partes.


Fonte de estudo: http://www.historiadobrasil.net/resumos/tratado_tordesilhas.htm
http://www.infoescola.com/historia/tratado-de-tordesilhas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas

Aluna Daniela Borges. 2º ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário