terça-feira, 16 de setembro de 2014

Conquista da América


      A chegada dos espanhóis ao continente americano em 1492 e a descoberta do caminho marítimo para as Índias pelos portugueses em 1498 podem ser consideradas o marco inicial da Expansão Ultramarina. As sociedades europeias que até então viviam fechadas, impedindo o contato com os povos do Mediterrâneo, ampliaram seus horizontes para o mundo, deslocando o comércio dos mares interiores da Europa para os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Todo esse progresso foi devido ao avanço dos espanhóis e portugueses em relação as expansões marítimas. Com a expansão comercial, incentivou as trocas de ideias entre os povos de culturas distintas, contribuindo também para o desenvolvimento tecnológico e permitindo grandes avanços nas áreas da navegação, cartografia, medicina e construção naval. Também possibilitou a expansão do saber científico como em áreas de Astronomia, Geografia, Zoologia e Mineralogia.
      O caminho marítimo para as Índias foi estimulado pela procura de especiarias que eram muito cobiçados pelas expedições portuguesas e espanholas, com o objetivo de obter lucros.
Com a ganância de descobrir novas rotas marítimas para obter lucros com os recursos que determinado território tem a oferecer os europeus acabaram por descobrir o continente americano.Quando os Europeus chegaram à América, dezenas de Índios viviam aqui e na cobiça por terras e riquezas, os colonizadores de todas as origens não hesitavam em forçar os índios a trabalhar como animais, em roubar suas terras e em matar todos que se rebelassem contra o domínio dos brancos. Para piorar, a presença dos europeus trouxe doenças que não existiam na América.O resultado de tanta violência foi o massacre de milhões de índios e muitos morreram de sarampo e varíola. O dominador impôs à força sua língua, seus costumes, sua religião, no qual tudo isso acabou contribuindo para que, mais tarde, o capitalismo europeu pudesse se expandir formidavelmente. Podemos destacar algumas transformações sofridas em alguns setores das sociedades europeias devido a conquista e a exploração da América :

  • Altos lucros dos comerciantes e banqueiros
  • Mudança do eixo econômico mundial para o oceano Atlântico
  • Os países que investiam nas navegações alcançaram o status de potência
  • Difusão de novos conhecimentos adquiridos no contato com os povos indígenas




    Aluno: João Piraccini  2º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário