quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Grandes Navegações e o Descobrimento da América


As grandes navegações foi um grande empreendimento marítimo de navegação sobre o Atlântico e o Índico. As navegações foram motivadas por ordem econômica buscavam novos mercados, novas rotas comerciais e novos produtos.
Os fatores econômicos foram importantes mas não únicos, havia a questão de ordem militar, política, estavam interessados em conquistar territórios e povos. Mais do que os objetivos militares e políticos, havia um objetivo religioso, buscavam expandir a fé cristã, conquistando novos fiéis para suas doutrinas.

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. 

Descobrimento da América

O sonho de Cristóvão era navegar e explorar novas terras e mares, apesar do interesse de Portugal nesse assunto, não quiseram financiar essas explorações.
Com 41 anos, a corte Espanhola decidiu financiar essa navegação, e ofereceu a ele 3 embarcações: Santa Maria, Pinta e Nina, e com essas embarcações ele saiu em rumo a Índia.
Ao chegar a América, teve certeza que tinha desembarcado na Índia,  fez três viagens a América,e morreu achando que era a Índia.
 Após alguns anos, Américo Vespúcio suspeitou que lá não era a Índia, e sim um novo continente, em homenagem a Vespúcio o continente ficou conhecido como "América".

''O descobrimento da América fez desmoronar uma ideia remota de que o mundo era constituído apenas por um bloco de três continentes: Ásia, África e Europa, rodeado por um grande oceano.
Com a descoberta do Novo Mundo, Colombo marca uma nova era, que transformou de forma expressiva e irreversível a fisionomia do mundo, que se baseia nas relações políticas, econômicas e sociais entre os povos ocidentais.''

Curiosidades: O ovo de Colombo.

Conta-se que Cristóvão Colombo, em um banquete comemorativo pela descoberta da América organizado pelo Cardeal Mendoza,foi perguntado se acreditava que outra pessoa seria capaz de fazer o mesmo, se ele não tivesse feito.
 Para explicar às pessoas ali presentes, desafiou-as a colocar um ovo de pé, nenhuma delas conseguiu. Ele bateu o ovo levemente na mesa, para que ele ficasse de forma meio e assim em pé. Concluiu então que algo que já esta descoberto é fácil, o difícil é ter a ideia e dar o passo inicial.


Alunos: Daniela Borges e Patrick Rogel 2°A
 fontes: https://br.answers.yahoo.com/
             http://www.infoescola.com/historia/descobrimento-da-america/
             http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_de_Colombo

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário