quinta-feira, 25 de setembro de 2014

História da Microsoft e da Apple e as empresas hoje em dia


 



Microsoft 

Ficheiro:Microsoft logo and wordmark.svg
Logotipo da empresa
Microsoft Corporation é uma empresa transnacional estadunidense com sede em Redmond, Washington, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. É a maior produtora de softwares do mundo por faturamento, e uma das empresas mais valiosas do mundo. 
  • Entre seus produtos de software mais conhecidos estão os linha de sistemas operacionais Windows, a linha de aplicativos para escritório Office (como o tão conhecido Word) e o navegador Internet Explorer. 
  • Entre seus principais produtos de hardware estão os consoles de videogame Xbox e a série de tablets Surface. 
Bill Gates, fundador da Microsoft
A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 4 de abril de 1975, com a proposta de criar um computador pessoal com um novo software, o Windows. A oferta pública inicial da empresa e o aumento no preço de suas ações, tornou bilionários e milionários cerca de um terço dos 12 mil funcionários da Microsoft. É considerada a terceira empresa startup de maior sucesso de todos os tempos em termos de capitalização de mercado, receita, crescimento e impacto cultural. Desde os anos 1990, tem diversificado cada vez mais o mercado de sistemas operacionais e tem feito uma série de aquisições de empresas, por exemplo, em maio de 2011 a Microsoft adquiriu a Skype Technologies por 8,5 bilhões de dólares e em 2014 também finalizou a compra da fabricante de celulares Nokia. 

Após muitos fracassos em seus sistemas e disputas com concorrentes, a Microsoft hoje é uma das maiores empresas do ramo no mundo. Seus atuais sistemas e programas são o Windows 8, Xbox One, o Hotmail, também programas para escritório, como o pacote Office que contém Word, Excel, Outlook, PowerPoint, entre vários outros produtos tão comuns em nosso dia a dia. A Microsoft é uma empresa de 90 mil pessoas que trabalham em mais de 100 países. A empresa acredita que a capacitação dos jovens é fundamental para o desenvolvimento pessoal e para o futuro das economias ao redor do mundo. Nos últimos nove anos, a subsidiária brasileira investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. Em 4 de fevereiro de 2014, a Microsoft nomeou o indiano Satya Nadella como seu novo CEO, sucedendo Steve Ballmer.
Ficheiro:Aerial Microsoft West Campus August 2009.jpg
Sede da empresa em Redmond, Washington,Estados Unidos.
 
Apple

Apple Inc é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino (Califórnia) por Steve WozniakSteve Jobs e Ronald Wayne, foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais. Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões de dólares. 
  • Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. 
  • Ficheiro:Apple logo black.svg
    Logotipo da empresa
  • Os softwares inclui o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel. 
Ficheiro:Stevejobs Macworld2005.jpg
Steve Jobs fundador
e ex-CEO da empresa
Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft. Em janeiro de 2012 a Apple passou a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo. 

Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos. A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios. Nem tudo foi sucesso na história da Apple. Alguns produtos revelaram-se um grande fiasco: Apple III, Apple Lisa, Apple Newton, QuickTake e Apple Pippin. 

Na data de 24 de agosto de 2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renúncia do cargo de CEO da Apple e em 5 de outubro de 2011, falece devido a um câncer pancreático raro que afeta as funções exócrinas do órgão. Hoje o CEO (diretor executivo) da Apple é o Tim Cook.

Ficheiro:Apple Headquarters in Cupertino.jpg
SEDE atual da Apple
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft
             http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple

Aluno: Matheus Canesin 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário