terça-feira, 16 de setembro de 2014

A conquista da América pelos Europeus

Os reis de Portugal investiram na frota de Pedro Álvares Cabral, ele encantado pelas histórias de Marco Pólo contava em seus livros sobre a riqueza do Oriente, queria chegar às Índias contornando o sul da África, porém a expedição foi se afastando cada vez mais da África e aproximando-se da costa do Bahia. Portugal, no primeiro momento, não ligou muito para estas terras porque não obteria lucro fácil. O lucro surgiu do pau-brasil que era um tipo de tintura para roupas. O comércio com o Oriente estava ficando com alto custo e muitos corsários europeus se aproximavam do Brasil, com medo de perder território a Coroa Portuguesa preferia investir no Brasil, então,
Genocídio dos povos
A conquista da América como a história propriamente diz, foi a dominação da Coroa Portuguesa e a Coroa Espanhola no sistema mercantilista onde a acumulação de capital seria pela balança favorável de riquezas pertencidas ao seu território.
Quando se trata deste assunto, Espanha sai á frente, com Cristóvão Colombo que foi no rumo Oeste para chegar às Índias, mas chegou à cidade de São Domingos, com isso pensando que tivesse chegado às Índias chamou todos os habitantes de índios. Os espanhóis chegando à América Central mataram grandes civilizações culturais como os maias, os incas e os astecas, que eram povos muito religiosos, então após a chegada de Hernan Cortez no império Asteca, foi concebido como um deus. A ambição e a ganância pelo ouro, geraram divergências e conflitos. A Espanha obteve riquezas com estes povos, mas só que lutou bastante.
Já Portugal com a mesma idéia de conquistar às Índias pela África demorou mais a obter riquezas. Portugal lutou com povos menos guerreiros então não se desgastou tanto na luta pela conquista como a Espanha que lutava com povos de grandes civilizações americanas. O rei de Portugal primeiramente pensou em conquistas feitorias na África, e o seu filho, que foi na expedição pelas terras africanas, buscou conhecimentos marítimos e trouxe para Portugal e fundou a primeira escola marítima, a “Escola de Sagres”. Isto aprimorou os conhecimentos portugueses sobre o mar e invenções como a bússola, a caravela e outros foram instrumentos de grande valia na conquista da América pelos portugueses.

foi criado o Sistema Plantation, que é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava, assim estariam implantadas as colônias de exploração no Brasil. Bem diferente da América do Norte que foi uma colônia de povoamento e produzia mais produtos com a mão-de-obra livre. 

Fonte de estudo: historiageralcomgd.blogspot.com.br 
Aluna: Daniela Borges 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário