terça-feira, 9 de setembro de 2014

As Navegações Portuguesas e Espanholas


Navegações Portuguesas

Desde a Idade Média, os portugueses praticavam navegação no litoral de seu território. A navegação era destinada, principalmente, a pesca do bacalhau. Devido a estas atividades, foi agregando aos portugueses conhecimentos náuticos, proporcionando a este país uma certa vantagem na época das Grandes Navegações.
Nos séculos XIV e XV, os navegadores portugueses faziam viagens para a costa africana em busca de recursos minerais, vegetais e outras riquezas. Nos séculos XV e XVI que os portugueses obtiveram grande sucesso, pois descobriram e conquistaram vários territórios na África, Ásia e na América do Sul.

Os portugueses começaram a buscar uma nova rota para comprar as especiarias diretamente dos asiáticos. Em 1498, comandando uma esquadra de caravelas, o navegador Vasco da Gama chegou as Índias, contornando o continente africano. A partir deste momento, os comerciantes portugueses passaram a comercializar as especiarias na Europa obtendo altos lucros, fazendo de Portugal uma das potências econômicas da época.

Em abril de1500, a famosa esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao litoral do nordeste brasileiro. De acordo com pesquisadores, Cabral estava a caminho das Índias e passou pela costa brasileira para fazer o reconhecimento e marcar presença no território que teria “descoberto”. Após esta viagem, o rei de Portugal autorizou a exploração de pau-brasil nas matas brasileiras. Esta exploração rendeu altos lucros ao rei e exploradores portugueses. A tinta do pau-brasil era comercializada e usada para tingir tecidos e a madeira para fabricar móveis e instrumentos musicais.

Na costa africana, os portugueses estabeleceram feitorias (armazéns) para servir de base de navegação. Exploraram recursos vegetais e minerais neste continente, além de escravizar africanos para serem vendidos como mão-de-obra no Brasil.

Navegações Espanholas

Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha dominaram os mares e conquistaram novos territórios. A expansão marítima destas duas nações geraram riquezas e mudaram o cenário político e econômico da Europa.
Com o objetivo principal de chegar as Índias por uma rota marítima diferente da usada por genoveses e venezianos, os espanhóis, liderados pelo navegador Cristóvão Colombo, chegaram ao continente americano em 1492.
Principais descobrimentos e conquistas marítimas da navegação espanhola: 
 
- Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas.
- Em maio de 1499, a expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso de Ojeda alcança a foz do rio Orinoco e chega a Ilha de Margueritta (atual Venezuela). 
- No ano de 1500, Vicente Iañes Pinzón chega a região do rio Amazonas (Brasil) que é chamado por ele de “Mar Doce”.
- Em 1500, o conquistador espanhol Diogo Velasquez conquista a ilha de Cuba.
- Em 1512 o conquistador espanhol Juan Ponce de León conquista a região da Flórida (região sul dos Estados Unidos).
- Em 1513, o navegador espanhol Vasco Nunez de Balboa fez o périplo de 30 dias que culminou na descoberta do “Mar do Sul”, que foi chamado de Oceano Pacífico.
- Em 1516, o navegador espanhol Juan Diaz de Solís atinge o rio da Prata.
- Em 1519 começa a primeira viagem de circum-navegação (viagem de volta ao mundo), comandada pelo navegador português (a serviço da Espanha) Fernão de Magalhães. A viagem terminou somente em 18 de setembro de 1522, sob o comando de Juan Sebastián Elcano, pois Magalhães tinha sido morto após um ataque de indígenas no ano anterior.
 

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/navegacoes_portuguesas.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/navegacoes_espanholas.htm

Aluno: Matheus Canesin 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário