A religião sempre esteve presente em nossa cultura. Em qualquer comunidade, de alguma maneira sempre vai aparecer algum tipo de culto ou religião, não importa quantas críticas ou pensamentos negativos surjam sobre isso, e como eles surgem!
Mas é claro que você e eu já nos perguntamos "de onde surgiu tal religião?". Eu e mais dois colegas do Contraturno decidimos ao menos tentar responder essa pergunta, e por isso vamos começar a nova série, cujo nome ainda está em discussão.
Hoje para o primeiro texto, daremos foco ao pensamento religioso em geral, e o que é religião.
A palavra religião vem do latim religare, que significa "religação". Religação com o divino, ligação essa que o ser humano havia perdido com o passar do tempo, e que será refeita seguindo os dogmas e doutrinas da referida religião. Essa definição engloba qualquer pensamento místico, e não vem de uma religião ou outra.
Segundo um blog, o qual encontramos durante a pesquisa, "não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antrotopologia, Sociologia ou qualquer outra Ciência Social de um agrupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa." O blog também falava sobre como a religião pode ser fator decisivo em diversas áreas da sociedade. Afinal, muitas guerras, e muitos movimentos históricos tiveram seu início por motivos religiosos, deixo como exemplo as Cruzadas, as "Guerras Santas" do Islã, e também o movimento pacifista de Gandhi, todos esses tiveram seu lado religioso.
Deixo também um pequeno espaço para anunciar o "grupo", se assim posso chamar, formado por mim, (Igor de Lucca), que já era chamado de "teólogo do Contraturno", Isadora Bieleski e Rudimar Henrique (Rudi). Os dois gostaram da ideia de falar sobre religião, e esse ano começaremos o Grupo Teologia do Contraturno, onde vamos falar sobre mais religiões e sobre o estudo da Teologia em geral.
Alunos: Igor de Lucca e Isadora Bieleski - 3° B e 2°A
Nenhum comentário:
Postar um comentário