terça-feira, 31 de março de 2015

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA



Análise do poema “Perguntas de um trabalhador que lê” – Bertolt Brecht


PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?


E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes?


Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?


A grande Roma está cheia de arcos do triunfo:
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?


A decantada Bizâncio
Tinha somente palácios para os seus habitantes?


Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam
gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou?


O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?


César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?


Filipe da Espanha chorou,
quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?


Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?


A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?


Tantas histórias.
Tantas questões.

Pontos de vista:
As perguntas, movem o mundo”

Natalia: Oi João! Você leu o texto que está logo acima?
João: Oi Natalia! Eu li sim.
Natalia: Que legal! Então podemos iniciar um breve debate sobre ele, certo? Uma vez que também o li do começo ao fim!
João: Com certeza! É sempre bom desenvolvermos um debate de determinado assunto para abrirmos um mundo de ideias e argumentos, uma vez que eles podem ser contra ou a favor.
Natalia: Então... Vamos começar! Eu entendi que através da leitura, você se torna uma outra pessoa, mais crítica e menos alienada. E o que você conseguiu extrair desse poema?
João: Eu consegui extrair conhecimento e sabedoria, porque a cada texto ou discurso que lemos extraímos informações importantes, que nos ajudam compreender e entender que a leitura faz parte do cotidiano de todos.
Natalia: Nossa! Concordo com você! Uma pessoa que lê, questiona, discorda da realidade que é imposta e possui uma visão diferente daquelas que não lêem... As primeiras possuem uma visão mais ampla... olham a mesma coisa de outra forma... enquanto as outras... são manipuladas facilmente por falta de conhecimento...
João: Com a leitura é possível embarcarmos num mundo de ideias, e tornarmos mais construtivos em relação aos nossos argumentos, tendo uma visão mais plena e concreta, mediante as coisas do mundo.
Natalia: Espere João! Você teria uma hipótese do por quê o autor optou a usar a história como tema do seu poema?
João: Bom! Podemos notar que o título já vem com a intenção de nos passar algo, ou até mesmo de nos manipularmos, até porque por trás de tudo que lemos há uma intencionalidade implícita.
Natalia: Ahh sim, o título... Eu achei muito interessante que o poema todo fala das pessoas escondidas na história, e que todos eles são trabalhadores... Já imaginou se todos esses “anônimos da história”, lêssem como este (o trabalhador do título) que faz tan-tas perguntas??
João: Pois é... Pra vermos que o poema já vem com a intenção de mostrar que a leitura já vem sendo excluída e escassa no cotidiano de muitos... mas vamos mudar essa realidade, Natalia?
Natalia: Sim Sim! Que vontade de ler que deu agora, João!! Vamos mudar esta realidade sim, e fazer com que a leitura volte a fazer parte da vida e do cotidiano dessas pessoas!!
João: É isso aí! Ainda estamos em tempo de mudar o mundo.
 

Escrito por:
João Piraccini 3ºA
Natalia Sayuri 3ºA

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